Que o panetone é um dos pratos mais tradicionais do Natal, todo mundo sabe. Com frutas cristalizadas ou com chocolate, ele é presença garantida na mesa dos brasileiros, mas este ano a versão salgada chegou e já é um sucesso. A textura é idêntica ao panetone doce tradicional, o cheiro também, porém o resultado é um sabor novo e igualmente delicioso.
A chef Laíse Lopes, especialista em pâtisserie, é fã de panetone e resolveu inovar ao criar uma versão salgada com um dos ingredientes mais queridos, a linguiça calabresa. “Depois de muitos testes, criei um panetone salgado fácil de fazer e rápido. Além disso, a receita pode ser temperada a gosto, tornando cada panetone uma versão diferente e adequada aos paladares diversos”, conta.
Os ingredientes selecionados pela chef são acessíveis e descomplicados, mas o grande segredo está na escolha da forma. “Eu utilizo um tipo de forma que pode ir ao forno e serve como embalagem, o que faz toda a diferença na apresentação do panetone. As formas que não precisam lavar são perfeitas para este tipo de receita e muitas outras, recomendo muito”, diz. As formas utilizadas na receita do panetone tem um custo médio de R$ 2 a unidade.
Ingredientes:
150g ovos ou 3 unidades
100g açúcar
120g margarina ou manteiga
15g fermento biológico seco
250ml água morna
500g farinha de trigo
300g calabresa
Temperos a gosto (salsa, alho torrado, cebola picada, queijos etc.)
Modo de preparo
Derreta a manteiga e junte com a água para que fique morna. Adicione à mistura o fermento, o açúcar, o sal, os ovos. Misture a farinha de trigo até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos. Na sequência, coloque as calabresas e os outros temperos escolhidos, como queijo parmesão, e divida nas formas de panetone de acordo com a indicação da gramatura da embalagem (100g, 250g, 500g). Deixe descansar novamente até chegar 1 dedo abaixo da forma. Pré-aqueça o forno a 170 graus e leve para assar até que fique dourado.
Leia também: Receita da Ana Maria Braga: Chocomallow