Depois de promover mudanças significativas em sua estrutura e produção, além de lançar um novo canal, a EBC (Empresa Brasil de Comunicação) prepara novidades para a programação da TV Brasil. No entanto, as novelas bíblicas da Record estão descartadas.
Em entrevista ao Metrópoles, Hélio Doyle disse que a emissora estatal não vai mais comprar produções da emissora de Edir Macedo. Contudo, não vai deixar de exibir novelas, mas comprar de outros países.
Ele também descarta a compra de novelas de outras emissoras, como a Band ou Globo.
A Globo não vende novelas. Ela mesma já faz a retransmissão no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ e no canal Viva. Da Record, não queremos comprar. São aquelas novelas bíblicas. A Band vende caro e não tem nada bom. Então estamos fazendo uma prospecção no exterior. Estamos avaliando BBC, Deutsche Welle, produções mexicanas e argentinas.
Hélio Doyle
Nos últimos 4 anos, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a EBC teria comprado a novela ‘Os Dez Mandamentos’ por R$ 3,2 milhões. A emissora também exibiu outro sucesso bíblico, a novela A Terra Prometida. Atualmente, o canal exibe Os Imigrantes, produção da Band.
Nesse sentido, sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a emissora pretende continuar investindo na dramaturgia, mas adquirindo produtos de outros países, não descartando inclusive as novelas mexicanas, sucesso na grade do SBT. Vale lembrar que a TV Brasil disputa o 5º lugar no ranking das emissoras mais assistidas da Grande São Paulo.