A reprise de Paraíso Tropical chegou ao seu final e seus baixos índices causaram uma revolução dentro da TV Globo. Inicialmente, a faixa das 17h seria apenas às reprises de obras das 21h. Em pouco tempo, tudo mudou. Mas, não podemos culpar a trama estrelada pelos inesquecíveis Olavo e Bebel. A faixa já vinha sofrendo para elevar os índices para o horário nobre da emissora desde Mulheres Apaixonadas, na metade do ano passado.
Após a saga de Flora e Donatela (A Favorita), a TV Globo colocou no ar O Rei do Gado (2022 – 2023) que obteve ótimos índices de audiência. No entanto, a emissora escalou Mulheres Apaixonadas (2023) com a intenção de elevar os números, o que não aconteceu, ou não como a emissora esperava.
Paraíso Tropical começou com a promessa herdada das redes, uma novela que não fora reprisada na TV aberta poderia lograr mais êxito, já que sua passagem pelo canal Viva foi satisfatória e nas redes sociais a novela é simplesmente aclamada. Também não aconteceu. Os índices mornos fizeram a TV Globo tomar uma medida cautelar, já que sua faixa nobre começa a recuperar a audiência com a estreia de No Rancho Fundo.
A fórmula Walcyr Carrasco
E tinha que ser o autor mais popular da história da Globo a quebrar a regra. Alma Gêmea, sucesso avassalador do escritor, voltou com a missão de elevar os números. A novela, originalmente exibida entre junho de 2005 e fevereiro de 2006, é a mais vista da década na faixa das 18h e suas reprises colecionam êxitos.

A escolha da emissora no folhetim deixou toda a rede social surpresa, uma vez que tramas com o tema espírita parecem erradicadas das exibições, tanto em reprises quanto em novas novelas, o que é um erro.
Leia mais:
“Empreguetes” não empolgou
Em sua segunda reprise, Cheias de Charme, em uma versão editada, parece não ter agradado tanto como se esperava. Desde o início da faixa destinada a edições especiais, a novela das empreguetes é a menos vista e preocupa, já que em se tratando de popularidade, é unanimidade, agrada a todos, é honesta e com enredo que cativa. Resta esperar pela virada nos números.
Mas, isso deixa uma lição. Novela, mesmo que tenha tido êxito em sua exibição original, pode não prender a atenção do público novamente. É certo de que pode angariar novos públicos, mas a audiência da tv aberta vem sofrendo ano após ano e podemos contar hoje com o efeito streaming e redes sociais. Atualmente, não precisamos estar na sala de casa para ver uma novela.
Errata
A coluna publicou que após a exibição de A Favorita, em 2022, a TV Globo exibiu a novela Mulheres Apaixonadas na faixa do Vale a Pena Ver de Novo. Na verdade, após A Favorita, a emissora exibiu O Rei do Gado, em 2022. O erro foi corrigido.
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.