Distribua as pimentas dedo-de-moça cortadas ao meio com a pele para baixo em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 150 graus Célsius por 20 minutos ou até começarem a tostar.
Retire do forno, deixe esfriar e pique as pimentas. Reserve.
Em outra travessa, coloque o alho sem casca e leve ao forno preaquecido a 150 graus Célsius até começar a dourar.
Retire do forno e reserve.
Faça caramelo com metade do açúcar. Quando ele estiver ainda claro, a 165 graus Célsius, adicione meio litro de água e mantenha no fogo baixo até dissolver o açúcar.
No liquidificador, bata metade das pimentas-de-bico com as pimentas-malagueta e um pouco de água até obter uma pasta. Coe essa mistura, jogue as sementes fora, e junte à panela com o caramelo.
Agora, um ingrediente por vez, processe as pimentas dedo-de-moça, o restante das pimentas-de-bico e o alho assado. Com um pouco de água - e de vinagre se for preciso - bata pulsando para que não desmanchem totalmente.
Depois de processados, vá juntando todos na panela e, ao final, adicione o restante dos ingredientes, menos o polvilho.
Ferva essa mistura e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos.
Desmanche o polvilho no mínimo de água possível e misture com cuidado para não empelotar, mexendo bem. Quando o molho espessar, envase e resfrie imediatamente.