A TV linear, formada pelas emissoras em sinal aberto e canais por assinatura, reina absoluta em audiência no Brasil. Em março, de acordo com o estudo Cross Plataform View do Kantar Ibope, a TV ocupou 70,1% do tempo do público, contra 29,9% das plataformas digitais. Isso significa que, somente em um dia, as emissoras e os canais (TV linear) atingiram 27,5 milhões de pessoas diferentes.
Os dados do Cross Plataform View obtidos com exclusividade pela Coluna do Vannucci junto a fontes do mercado mostram que, no Painel Nacional de Televisão, a TV Globo permanece na liderança com 27,8% de share. O Youtube ocupa o segundo lugar do ranking com 14% do público. É uma participação que cresce lentamente a cada mês. Em terceiro lugar aparece a Record com 8,7% de share, seguida pela TV Paga (soma de todos os canais) com 6,38%. O SBT fechou o mês colado no PayTV com 6,30%.
Entretanto, é a partir da sexta posição desse ranking de consumo de vídeos que aparecem as redes sociais e os serviços de streaming. Em março, a Netflix atingiu 3,64% do público. O TikTok foi consumido por 3,09% do público do PNT. O Globoplay que atingiu 1,15% de share. A plataforma digital do grupo Globo continua estacionada nesse patamar, apesar de todo o investimento realizado em conteúdo.
Plataformas mundiais não brilham no Brasil
O estudo Cross Plataform View do Kantar Ibope aponta um cenário muito difícil para serviços de streaming no Brasil. Plataformas consagradas e de grandes grupos de mídia não crescem no país. Os dados mostram que o Prime Vídeo fechou o mês de março com 0,63% de share. O Max ficou com 0,28%, Pluto TV com 0,21%, Twitch com 0,20%. Logo depois, Star + conquistou 0,18% de share, Disney+ 0,17% e Paramount com apenas 0,03% de share.
São sete serviços de streaming associados a grandes estúdios e grupos de mídia que somados atingem 1,7% de share, um pouco mais do que o Globoplay consegue sozinho. Além disso, eles não chegam a 50% da audiência do Netflix.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.