Após uma longa rodada de negociações e expectativas, ficou decidido que a Copa Libertadores da América voltará a ser exibida pela TV Globo, exclusivamente na TV aberta. A decisão foi anunciada pelo conselho da Conmebol em reunião na tarde desta quinta-feira (12). De acordo com o UOL, a confederação conseguirá US$ 1,5 bilhão pelo ciclo da Libertadores em 4 anos com os direitos do Brasil e América do Sul.
A Conmebol e agência FC Diez dividiram os direitos da Libertadores e Sul-Americana em quatro pacotes cada: um para TV aberta, dois de TV paga e um de highlights (os melhores momentos). No entanto, a produção de imagem será da própria Conmebol.
Para garantir a volta da Libertadores, a TV Globo se comprometeu a exibir os patrocinadores da competição e assim retomar a parceria rompida em 2020. Com isso, o SBT esperava ser escolhido por praticamente ter “salvado” a Conmebol.
Contudo, a emissora de Silvio Santos ganhou a Sul-Americana, que antes estava restrita à Conmebol TV e, a partir de 2023, voltará a TV aberta.
Libertadores na TV fechada
O Grupo Globo também tentou levar a melhor na luta pelos direitos de exibição na TV fechada, mas esbarrou na boa relação da ESPN (Disney) que ficou com um dos pacotes (B). Já a Paramount ficou com outro pacote (C). O site Onefootball é quem garantiu os melhores momentos da competição.