A TV Brasil transmite o lançamento do Amazônia 1, primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. A emissora pública acompanha a iniciativa na madrugada deste sábado (27) para domingo (28), ao vivo, a partir da 1h.
A programação especial traz entrevistas com representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Agência Espacial Brasileira. O lançamento do satélite Amazônia 1 para a órbita será à 1h54 da manhã, no horário de Brasília, a partir da Primeira Plataforma de Lançamento do Centro Espacial de Satish Dhawan em Sriharikota, na Índia.
A transmissão em tempo real também pode ser acompanhada por streaming no site da TV Brasil e pelas redes sociais da emissora no Twitter, Facebook e YouTube. O público pode participar e interagir pelas redes sociais com a hashtag #BrasilnoEspaço.
O evento tem a cobertura da Agência Brasil e da Rádio Nacional, veículos públicos que assim como a TV Brasil também integram a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Satélite 100% brasileiro
Segundo a Agência Brasil, com 6 quilômetros de fios e 14 mil conexões elétricas, o satélite 100% brasileiro é de órbita Sol síncrona (polar), que vai gerar imagens do planeta a cada 5 dias. Sob demanda, poderá fornecer dados de um ponto específico em 2 dias – o que, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ajudará na fiscalização de áreas que estejam sendo desmatadas, bem como na captura de imagens onde haja maior ocorrência de nuvens. O Amazonia-1 será o terceiro satélite brasileiro de sensoriamento remoto em operação. Os dois primeiros são o CBERS-4 e o CBERS-4A.
De acordo com o INPE, o novo satélite possibilitará também o monitoramento da região costeira, de reservatórios de água e de florestas (naturais e cultivadas). Há, ainda, a possibilidade de uso para observações de possíveis desastres ambientais.
Leia também: Câmera Record mostra operação de risco para separar irmãs siamesas