Capítulo 59, sexta-feira, 08 de março
O Barão contrata o Capitão para vigiar os escravos de sua fazenda. Frei José conta para Coutinho que José Coutinho quer se casar com Adelaide, deixando-o desesperado. José Coutinho garante a Adelaide que vai dar um jeito de levá-la embora e se casar com ela. Coutinho não se conforma com a escolha do filho e promete acabar com ele.
Juliana pressiona o avô para saber a verdade sobre sua mãe. Augusto pede um tempo para ordenar lembranças tão dolorosas. Ricardo manda Justo preparar o coche para irem a Fazenda Araruna, pois deseja ver a Baronesa. O Capitão vê José Coutinho e Adelaide juntos. Mário confessa para Renato que gostaria que Dimas ficasse para sempre na senzala do Barão, para que Juliana pudesse ficar com ele.
Fontes pede que Nogueira e Everaldo emprestem escravos para Ricardo. Bentinho conta para Ruth que Rodolfo vai libertar Dimas e escondê-lo em sua casa. Adelaide se espanta quando Virgínia diz que a Baronesa já sabe do amor dela por José Coutinho. Cândida diz a Adelaide que vai exigir que o Barão a venda para José Coutinho. Coutinho tenta intrigar o filho contra Adelaide.
O Capitão tenta fazer Fulgêncio confessar que escondeu os escravos fujões na senzala do Barão. Fulgêncio diz que não viu os escravos, pois já estava cego. O Capitão tenta provar que Fulgêncio ainda vê de um olho, mas não consegue. Ricardo vai visitar Cândida quando o Barão não está em casa e se declara apaixonado por ela.