No Saúde e Fé deste sábado (6), às 15h, Frei Rinaldo Stecanela recebe mais um especialista para falar de temas ligados à medicina. E desta vez a pauta do programa da TV Aparecida são os problemas com as dores crônicas.
Segundo dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED), que foram levantados pela produção, uma pessoa pode ser diagnosticada com dor crônica quando este sintoma persiste por pelo menos três meses.
Uma ampla variedade de condições comuns com diferentes fisiopatologias está associada à dor crônica, incluindo câncer (e seu tratamento), doença degenerativa da coluna vertebral, osteoartrite, fibromialgia, vírus da imunodeficiência humana, enxaqueca, neuropatia diabética e neuralgia pós-herpética.
E será mostrado que as dores podem ser em vários locais do corpo, cabeça, ombros, pernas, olhos, pés, mãos etc. As condições de dor crônica são altamente prevalentes, segundo algumas estimativas que afetam aproximadamente um terço da população adulta.
Para falar sobre o tema, o programa convidou a Dra. Mariana Aquino, especialista em dores crônicas. E entre as dúvidas respondidas, estão como saber o que é dor comum e a dor crônica, o que pode causar dor crônica e se tem fator hereditário. Também será falado sobre as opções de tratamento.
O Saúde e Fé vai ao ar nos sábados, às 15h.