Ainda é prematura qualquer avaliação mais aprofundada do Sabadou com Virgínia, programa que o SBT estreou neste sábado sob comando de Virgínia Fonseca. Mas, não há como negar que o grande fenômeno da internet começou bem e mostrou que sua comunicação não se resume ao mundo digital. A nova apresentadora da TV conseguiu mesclar leveza, brincadeira, naturalidade, ritmo e até uma ruptura com regras mais rígidas da televisão.
Você até pode dizer que Virgínia Fonseca estreou no Sabadou cercada de todas as seguranças e dentro de uma zona de conforto, afinal estava ali com sua família. Ter ao lado pessoas com afinidades é um caminho, à princípio, mais fácil, pois o apresentador sabe muito bem o que explorar de cada um de seus convidados. Mas, ter ali o marido, a mãe e os sogros não foi ruim; muito pelo contrário. O bate papo caseiro garantiu diversão para quem assistia em casa, principalmente com as boas sacadas e as brincadeiras de Leonardo e Margareth.
Sabadou com Virgínia tem muitos acertos e alguns exageros. É nítido que todas as ações no palco estão muito bem planejadas e que não são totalmente surpresa para quem está ali. Nesse sentido, é possível ajustar.
Sabadou recuperou a vice-liderança
A média de audiência consolidada da estreia de Virgínia Fonseca só será conhecida na segunda-feira, quando o Kantar Ibope divulga aos seus assinantes os índices apurados. Mas, os dados preliminares apontam que o programa oscilou entre 3,1 e 5,2 pontos e que não precisou de muito tempo para ultrapassar a Record, que não pensou duas vezes ao esticar o Patrulha do Consumidor, do Cidade Alerta.
Aliás, ao romper a grade para tentar segurar a concorrência, os estrategistas da Record mostram que realmente há sinais de que o público poderá largar os filmes exibidos pela emissora para seguir com um programa de variedades. Ainda é cedo para afirmar, mas não duvido que venha algum investimento da turma da Barra Funda para frear o avanço do SBT na noite do sábado.
Diretor prestigiado
No SBT, poucos não apostavam no brilho de Virgínia Fonseca. Uma fonte da Coluna do Vannucci garantiu que nunca houve dúvidas sobre a capacidade e o talento da nova apresentadora. Nesse sentido não houve surpresas. Entretanto, a excelente direção de João Mesquita superou as expectativas e o colocou num novo patamar.
João Mesquita acertou a mão na condução artística do programa. Sabadou não deixa de ser um clássico programa de auditório, mas tem uma pegada moderna muito presente em seu cenário e nas dinâmicas. Além disso, ele soube colocar Virgínia Fonseca muito bem na condução do programa.
Segundo fontes da Coluna do Vannucci, enquanto o Sabadou ainda estava no ar, João Mesquita recebeu diversas mensagens parabenizando pelo resultado artístico e de audiência. Com isso, seu prestígio no SBT aumentou consideravelmente.
Sabadou foi a melhor das estreias do SBT. O programa chegou redondo no ar, sem muito o que aparar e com o DNA da emissora. Que sirva de exemplo para outras atrações, que ainda estão longe de atender realmente as expectativas do telespectador do SBT.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.