A notícia da revisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) na compra da Fox pela Disney acabou ganhando o mundo, vários sites noticiaram a decisão do órgão regulador do Brasil, entre eles o latino Todo News.
Inicialmente aprovada em fevereiro deste ano, a aquisição da Twenty-First Century Fox pela The Walt Disney Company será revisada pelo Cade, que tomou a decisão na sessão de julgamento dessa quarta-feira (13). Na época em que foi aprovada, a única condição à operação era a venda do sinal da Fox Sports, no entanto o prazo para isso acontecer foi expirado, e o Cade reavaliará sua posição.
Leia também > Destaque em especial da Record TV, filho de Marcelo Rezende é contratado pela CNN Brasil
“Embora as partes tenham se esforçado para cumprir a determinação, a venda não foi concretizada. Desse modo, conforme previsto na cláusula 14.3 do ACC, o Cade decidiu revisar a operação”. diz a nota.
“A medida mostra-se equânime e proporcional justamente por oportunizar que se manifestem sobre outras opções viáveis”, disse Alexandre Barreto, presidente do Cade.
Fora o Brasil…
Além do Brasil, o México é outro pais que teve problemas em aprovar a operação, ambos os países condicionaram à venda da Fox Sports, que por lá também não aconteceu. No entanto, o México decidiu através do IFT (Instituto Federal de Telecomunicações), conceder uma extensão não renovável de seis meses.