Capítulo 69, quarta-feira, 20 de março
Adelaide conta a Sinhaninha que o Barão aceita vendê-la para José Coutinho. Sinhá Moça fica espantada com a generosidade do Barão. Frei José fala para José Coutinho que só vai casá-lo com Adelaide se ele se acertar com o Barão primeiro. O Barão avisa ao delegado que ele não precisa mandar seus homens atrás de Dimas.
Augusto pergunta a Dimas se não acha melhor esquecer sua vingança e viver em paz com Juliana. Dimas explica a Augusto que é procurado na capital por ser um escravo fujão e por fazer parte do movimento abolicionista. O Barão é gentil com Fulgêncio, que não acredita que ele tenha mudado.
Augusto diz a Juliana que Dimas vai embora naquela noite e melhor esquecê-lo. Nina desconfia que Ana está lhe escondendo alguma coisa e fica preocupada. O Barão concorda em vender Adelaide para José Coutinho. Ricardo recebe seus novos empregados e pede que Justo os leve para a fazenda. Ana lê um romance que Renato lhe emprestou e fica encantada com as cenas de amor.
Dimas diz a Frei José que quer se confessar, pois quer que alguém saiba sua verdadeira história. O Capitão conta para Bruno que foi encarregado de comprar um escravo branco para o Barão e esta indo no rastro dele. Frei José fica muito emocionado com a confissão de Dimas. O rapaz vai embora da cidade. Augusto pede ajuda a Inez para acalmar o coração de Juliana.