Confira o resumo do capítulo 05 da novela Força de Um Desejo, que será reprisado nesta quarta-feira (26), no Canal Viva. Ambientada na segunda metade do século XIX, a trama que tem como pano de fundo a guerra do Paraguai e o movimento abolicionista, é centrada no romance conturbado de Ester (Malu Mader), dona de um famoso bordel da corte do Rio de Janeiro, e Inácio (Fábio Assunção), um dos herdeiros das terras do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), poderoso fazendeiro da fictícia Villa de Sant’Anna.
Força de Um Desejo tem autoria de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, com direção de núcleo de Marcos Paulo e direção geral de Mauro Mendonça Filho.
Capítulo 05
Queiroz explica para Inácio por que o cabaré estará fechado, enquanto uma das meninas do bordel se casa, graças à ajuda de Ester. Ao saber de tudo, Inácio declara que agiu como um imbecil. Helena questiona Abelardo se é verdade que ele irá para um duelo com Higino e o rapaz pede um voto de confiança à mãe para que ela não conte nada ao Barão de Sobral. Clemente cerca Zulmira e a convida para ir ao seu quarto.
Zulmira consegue fugir. Helena se encontra com Higino e pede que ele não duele com seu filho. Leopoldo avisa ao Barão que Inácio não voltará para a fazenda tão cedo. O Barão briga com Helena por ela ter saído da fazenda. O Barão elogia a performance de Abelardo na entrega do café e o designa para outro trabalho, mas o rapaz pede que ele arrume outra pessoa para a função. Abelardo não conta ao pai que irá participar de um duelo com Higino. Rosália tenta dissuadir Abelardo do duelo.
Clemente fala para Abelardo que Higino escolheu floretes como armas para o duelo. Abelardo treina florete com Trajano. Guiomar conta para Ester que Inácio conseguiu uma promoção para o noivo de Clarissa. Inácio convida Ester para um encontro e ela aceita o convite. Higino treina florete e diz que pretende humilhar Abelardo para conseguir destruir o Barão. Idalina diz que Inácio administra os negócios da família muito melhor do que o Barão, diz que eles deveriam fazer uma aliança com Higino e propõe um casamento entre Alice e Inácio.
Abelardo sai para o duelo e Rosália fala para Cristóvão que ele deve contar ao Barão sobre o evento. O Barão chega no início do duelo e manda Higino lutar com ele e deixar Abelardo, mas o rapaz convence o pai de que é ele quem deve lutar. Abelardo vence o duelo. Higino, ainda caído no chão, dá uma ordem a um de seus escravos para que atire em Abelardo. Ferido, Abelardo vai ao chão, amparado por seu pai.