Na noite desta quinta-feira, 07 de janeiro, acontece a estreia da nova temporada do Repórter Record Investigação. Diretamente do estado do Maranhão, a apresentadora Adriana Araújo e a equipe do jornalístico seguem os trilhos de um dos maiores trens de carga do mundo para mostrar o drama de quem vive às margens da Estrada de Ferro Carajás.
O vai e vem constante dos vagões dita o ritmo da vida em parte da região Norte e Nordeste do país. A viagem segue os trilhos da ferrovia, desde a Serra dos Carajás, no Pará, onde fica a maior mina de minério de ferro a céu aberto do planeta, até São Luís, no Maranhão.
A partir da análise de mais de duas mil páginas de documentos junto com autoridades e especialistas, nos últimos quatro meses, a equipe do RRI pegou a estrada com a missão de mostrar como o vai e vem dos trens que carregam minério de ferro afeta milhares de famílias ao longo da ferrovia brasileira. Durante 24 dias, rodaram mais de 4 mil km por rodovias precárias e vias de terra.
O Repórter Record Investigação teve acesso a contratos, documentos e vídeos exclusivos que revelam esquemas milionários de desvio de recursos envolvendo vários municípios cortados pela ferrovia. Durante a reportagem, a equipe flagra o caos na área da saúde de Itapecuru Mirim, no interior do Maranhão, por causa do dinheiro que sumiu.
A equipe tenta conseguir atendimento para uma moradora da região, Maria do Carmo, que desmaiou em frente às câmeras. Para salvar a vida da mulher o que encontraram foi o reflexo da corrupção instalada na cidade: postos de saúde abandonados, falta de médico e descaso.
O programa mostra ainda que, ao levar o minério de ferro para siderúrgicas, os vagões deixam uma nuvem de poeira que compromete a saúde das pessoas, além de contaminar os rios da região – um dos poucos lugares que as crianças têm para brincar.
Confira abaixo a chamada divulgada pela emissora:
O Repórter Record Investigação vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 22h45, logo após a novela Jesus.
Leia também: Igreja Universal nega racismo contra Beyoncé em programa de TV