O Repórter Record Investigação desta quinta-feira, 13 de agosto, vai exibir uma reportagem exclusiva com famílias de desaparecidos. Apresentado por Adriana Araújo, o programa traz depoimentos de familiares que não perderam a esperança de encontrar crianças, jovens, adultos e até idosos que sumiram, de uma hora pra outra, sem deixar pistas. Segundo o último levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registra, em média, 80 mil desparecimentos por ano.
O programa mostra o que há por trás de histórias que não tiveram um ponto final. “O desaparecimento pode ser consequência de um crime. Pode ser um sequestro, a pessoa pode ter sido assassinada, pode desaparecer porque foi abandonada”, afirma o desembargador aposentado Antônio Carlos Malheiros.
Um dos maiores problemas é a dificuldade na busca: “Nós não temos um cadastro nacional de pessoas desaparecidas. Quantas são? Quantas estão vivas ou foram localizadas? São perguntas que precisam ser respondidas”, afirma a advogada da Cruz Vermelha, Larissa leite.
A equipe da atração traz ainda um outro dado assustador. Além de crianças e jovens, muitos idosos desaparecem todos os anos no país. Segundo dados do Ministério Público do Estado de São Paulo, somente na capital paulista, quase 1.300 somem sem deixar rastro.
A busca
Há quatro anos e meio, Jonis, filho único, procura pela mãe, Sueli Oliveira, em hospitais e no IML. “Ela estava com depressão e sofria de transtorno bipolar quando desapareceu. Aconteceu no dia 30 de janeiro, por volta das 17 horas. Ela passou roupa, estava de chinelo de dedo e alguma coisa na mão. Talvez seja um RG. Saiu, passou por duas vizinhas, que são amigas dela, e não voltou mais. Eu estava dormindo naquela hora”, descreve.
O programa revela a dor de quem procura em cada esquina, em cada rosto, em cada olhar, dia e noite, uma pessoa desaparecida. São pais, filhos, irmãos. Muitos em busca de uma pessoa querida que desapareceu.
Confira a chamada do programa:
O Repórter Record Investigação vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 22h30, logo após a reapresentação da novela Jesus.
Leia também: Preferência do público pela Record News é uma mensagem de alerta para o Grupo Record