Hoje é sexta-feira 13, um dia que para muitos é de azar, tenebroso e ruim. Até dizem por aí que a “bruxa está solta”, e falando nisso, resolvemos criar uma lista de 13 novelas que fracassaram no Ibope, mesmo com a alta expectativa criada antes mesmo das estreias pelas emissoras e o público. O dia 13 se fez presente durante toda exibição das novelas:
1° Em Família (2014 / Rede Globo)
Com apenas 5 meses no ar, a telenovela de Manoel Carlos fracassou no horário nobre da Rede Globo. Um enredo lento e meio confuso foi um dos fatores para a baixa audiência, além da falta de química entre o casal protagonista Luísa (Bruna Marquezine) com Laerte (Gabriel Braga Nunes). A novela fechou com apenas 30 pontos de média geral no Ibope da Grande São Paulo, pior audiência de uma novela das nove até aquele momento.
2° Geração Brasil (2014 / Rede Globo)
Substituta do fracasso ‘Além do Horizonte’, a trama continuou com a maré baixa do horário das sete. Escrita por Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, o folhetim obteve 19,5 pontos de média geral. Até hoje é reconhecida como a novela de menor audiência das sete na história da Globo.
3° Além do Horizonte (2013 / Rede Globo)
As tradicionais novelas das sete nem sempre conseguem se manter bem na audiência, como já vimos diversas novelas desse horário já entraram na nossa lista 13. Exibida entre 4 de novembro de 2013 à 2 de maio de 2014, marcou 19.9 de média geral, sendo até hoje a segunda pior audiência desse horário na Globo.
4° Guerra dos Sexos (2012 / Rede Globo)
Com Tony Ramos e Gloria Pires no elenco, mesmo assim o remake da novela ‘Guerra dos Sexos’ conseguiu segurar audiência do horário das sete. Escrita por Silvio de Abreu, o remake chegou a marcar míseros 16 pontos de média. Finalizando com uma audiência geral de 22.78, sendo umas menores médias no horário até aquele ano.
5° Máscaras (2012 / RecordTV)
Com muitas expectativas, a trama da Record iniciou com cerca de 220 capítulos em mente, porém esse número caiu para 125 apenas. A baixa audiência foi a grande razão para a redução do folhetim. Sua média geral foi de 6,9 pontos.
6° Negócio da China (2008 / Rede Globo)
Com autoria de Miguel Falabela, a novela das seis não rendeu muita repercussão no Ibope e muito menos a audiência desejada. A trama que contou com dois pares de protagonistas, foi muito prejudicada com o horário de verão, chegando a marcar 15 pontos. A novela terminou com média geral de 20, uma queda absurda para o horário, se comparado com a anterior ‘Ciranda de Pedra’, que havia registrado 25 pontos.
Leia também: Thiago Rodrigues, ex-Globo, assina com a Record TV e estará em ‘Amor Sem Igual’
7° Eterna Magia (2007 / Rede Globo)
Uma novela que falava sobre magia negra e bruxaria, viu literalmente a bruxa solta durante todos os capítulos de exibição. Sua estreia já começou mal, com 30 pontos, foi a audiência que uma novela das seis já tinha obtido até aquele momento. Sua média geral foi de 25,9. A emissora dos Marinhos esperava mais!
8° Paixões Proibidas (2006 / Band)
A Band decidiu retomar com produções de telenovela, e a novela estrou com muitas promessas. A trama ficou pouco tempo no ar, marcando míseros 2 pontos de audiência na Grande São Paulo, principal praça do Ibope.
9° Bang Bang (2005 / Rede Globo)
A trama apresentava uma nova temática para as novelas da Globo, um faroeste foi usado de cenário. A inovação parece que não agradou o público, e audiência até hoje é tida com uma das piores do horário das sete na emissora. Inicialmente escrita por Mário Prata e passada, devido aos problemas de saúde de Mário, para o autor Carlos Lombardi. Até redução no horário de exibição a novela teve, antes com 60min passou a ser transmitida em 45min pela emissora. Com meta de 35 pontos, a trama terminou com pífios 27 pontos de média. Muito baixo para aquela época.
10° Metamorphoses (2004 / Record TV)
Entre muitos fracassos que a Record já teve, a novela Metamorphoses não poderia deixar de fazer parte da lista. Produção da Casablanca em parceria com a emissora paulista, escrita por Arlette Siaretta na primeira fase e Letícia Dornelles na segunda. Com uma meta estipulada em 20 pontos, a trama estreou em pleno domingo, marcando 11 pontos e pico de 17. A novela perdeu o folego, e chegou a registrar pífios 0,7 pontos na Grande São Paulo. Sua média geral foi de míseros 4 pontos, um verdadeiro fiasco.
11° Esperança (2003 / Rede Globo)
A novela não agradou, terminando com média geral de 38 pontos, teve a difícil missão de substituir o grande sucesso ‘O Clone’ no horário das oito. A meta na época era de 50 pontos. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, apesar da meta não atingida, a novela chegou a fazer sucesso fora do Brasil, e não foi muito condenada pela crítica.
12° Brasileiras e Brasileiros (1990 / SBT)
Um dos maiores fracassos na teledramaturgia do SBT até hoje. A novela contou com um elenco até que refinado, como por exemplo Edson Celulari, Antonio Calloni e Lucélia Santos. Uma trama que prometia, caiu no fracasso logo nas primeiras semanas de exibição, fechando com médias abaixo de 5 pontos.
13° Brida (1998 / TV Manchete)
Outra novela que trazia como temática a bruxaria, e também não foi bem-sucedida na audiência. A trama foi tirada do ar às pressas em outubro de 1998, tendo um final muito diferente do que o costume, o fechamento dos personagens foi feito por meio de narrações.