A RECORD se pronunciou oficialmente nesta terça-feira (27) após ser alvo de críticas do apresentador Luiz Bacci, atualmente no comando do programa Alô Você no SBT. Em publicação feita em sua conta no Instagram, o jornalista sugeriu que a RECORD estaria tentando atrapalhar a repercussão de sua nova atração e cogitaria até o fim do Hoje em Dia, tradicional programa das manhãs da emissora.
Na publicação, Bacci afirmou que a RECORD teria “cortado” uma hora do Hoje em Dia e antecipado o Balanço Geral por conta do Alô Você, exibido em São Paulo. Segundo ele, a emissora estaria montando uma “estrutura de guerra” com mudanças agressivas na programação, além de vetar intervalos comerciais durante o horário do novo programa.
Em comunicado enviado ao Portal Alta Definição, a RECORD declarou que as alegações do apresentador “não condizem com a verdade” e classificou a postagem como uma fake news. A emissora garantiu que o Hoje em Dia segue mantido na grade nacional e que as mudanças de horário são parte de uma estratégia comum entre canais de televisão.
“Todas as movimentações de horários efetuadas esta semana fazem parte de uma estratégia normal de programação (…). A RECORD jamais cogitou tirar do ar o ‘Hoje em Dia’, um programa nacional e consolidado tanto em público como em faturamento”, diz a nota.

Receba atualizações em primeira mão!
Emissora “aconselha” Bacci
A emissora também aproveitou para provocar Bacci, sugerindo que o novo programa deveria observar não apenas a RECORD, mas também outros concorrentes que se aproximam em audiência. “A atração novata (…) deve também ficar atenta a seu retrovisor”, afirmou a nota, em referência a Band que teria superado o SBT em parte da manhã desta terça.
Por fim, a RECORD desejou sucesso ao apresentador e pediu “calma” diante da disputa por audiência. A fala foi vista nos bastidores como um recado direto a Luiz Bacci, que comandou o Cidade Alerta por anos antes de se transferir para o SBT.
Leia a nota da RECORD na íntegra:
A RECORD recebeu com surpresa o post feito nesta tarde pelo jornalista do SBT, Luiz Bacci, profissional pelo qual temos total respeito, apreço e consideração.
Porém, suas informações não condizem com a verdade e, lamentavelmente, disseminam uma fake news. Todas as movimentações de horários efetuadas esta semana fazem parte de uma estratégia normal de programação, realizada rotineiramente por todas as emissoras na história da TV brasileira. A RECORD jamais cogitou tirar do ar o “Hoje em Dia”, um programa nacional e consolidado tanto em público como em faturamento, por conta da estreia de uma atração exibida somente em São Paulo, na TV aberta.
A concorrência no horário não está somente entre duas emissoras. A atração novata, além de olhar para a RECORD, vice-líder na faixa, deve também ficar atenta a seu retrovisor, rever suas estratégias e considerar que há um forte e respeitável concorrente encostando na sua audiência, como aconteceu hoje. Este movimento é positivo e faz com que todos se reinventem, criem e tenham novas ideias. Quem ganha é o telespectador.
Desejamos sucesso e calma ao apresentador, que poderá também ter êxito em seu programa.
São Paulo, 27 de maio de 2025.