Na tarde deste domingo (01), o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco interrompeu a cerimônia de posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar uma homenagem a Pelé, que morreu na última quinta-feira (29) e o Papa Bento XVI, que morreu nesse sábado (31).
Antes de prosseguirmos com esta solenidade peço a permissão de todos para render as nossas homenagens póstumas ao grande brasileiro e rei do futebol, o nosso Edson Arantes do Nascimento o nosso querido Pelé,
iniciou Rodrigo Pacheco.
O presidente do Senado continuou sua fala lembrando também da morte do Papa Emérito Bento XVI, Joseph Ratzinger. “Proponho nestes instantes que fiquemos em posição de respeito para observamos um minuto de silêncio“, concluiu Pacheco.
Em pé, os convidados que lotam o Plenário da Câmara respeitaram o minuto de silêncio e em seguida aplaudiram a homenagem. Posteriormente, o senador Rodrigo Pacheco proclamou empossados o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin. Logo depois, o primeiro-secretário do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE), fez a leitura do Termo de Posse, que foi assinado por Lula, Alckmin e pelos integrantes da Mesa.