Nosso site usa cookies e outras tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
  • Televisão
    • TV Globo
    • RECORD
    • SBT
    • Band
    • RedeTV!
  • Audiências
    • Audiência do Rio de Janeiro
    • Audiência de Salvador
    • Audiência do PNT
  • Novelas
    • TV Globo
      • A Viagem
      • Êta Mundo Melhor!
      • Dona de Mim
      • Vale Tudo
    • RECORD
      • O Rico e Lázaro
      • Paulo, O Apóstolo
    • SBT
      • A Usurpadora
      • A Caverna Encantada
      • As Filhas da Senhora Garcia
    • Globoplay Novelas
      • Caras e Bocas
      • Celebridade
    • Band
      • Café Com Aroma de Mulher
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Famosos
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • A Fazenda 17
  • Programação da TV
  • Reality Shows
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Mercado e Tech
  • Streaming
  • Pop & Arte
  • Blogs e Colunas
  • Rádio
  • Fale conosco
  • Nossa equipe
  • Nossa história
  • Política de Ética
  • Política de Privacidade
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Pesquisar
  • Últimas Notícias
  • A Fazenda 17
  • Televisão
  • Audiência da TV
  • Novelas
    • Resumo da Semana
    • Resumo Diário
  • Reality Shows
  • Programação da TV
  • Famosos
  • Esporte
  • Sorteios
  • Receitas da TV
  • Filmes
  • Séries
  • Pop & Arte
  • Streaming
  • Mercado e Tech
  • Blogs e Colunas
Siga-nos
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
© Copyright 2017-2024 | Portal Alta Definição
Televisão

Pedido de Lula sobre a ordem das sabatinas na Record TV é negado pelo TSE

Atualizado: 13/09/22 às 15:56
Matheus Canil
Por
Matheus Canil
your gravatar alt for the rest of the pages
PorMatheus Canil
Paulista de nascimento e mineiro de coração. É formado em comunicação pela UFJF e editor-chefe do Portal Alta Definição. Dirigiu o documentário autoral 'De Fora para...
Seguir:
Publicado 13/09/2022
Nenhum comentário
Compartilhar
Lula, de terno e gravata, em trecho de sua sabatina na CNN Brasil
Ex-presidente é o candidato líder nas pesquisas de intenção de voto | Imagem: Reprodução/CNN Brasil
- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou o pedido de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a Record TV realizasse um sorteio na definição da ordem das sabatinas com os presidenciáveis. O ex-presidente e atual candidato havia reclamado pelo fato de ser o primeiro entrevistado e em uma noite de sexta-feira, onde tradicionalmente a audiência dos programas é menor.

De acordo com o divulgado pela assessoria da Record TV, as sabatinas irão ocorrer a partir do dia 23 de setembro, na ordem que os candidatos aparecessem na pesquisa do mês de agosto divulgada pelo IPEC. Sendo assim, Lula (PT) seria o primeiro, seguido por Jair Bolsonaro (PL), em 26 de setembro, Ciro Gomes (PDT), em 27 de setembro, e Simone Tebet (MDB), em 28 de setembro.

Para indeferir o pedido de Lula (PT), a ministra Maria Claudia Bucchianeri alegou que não existem critérios específicos, estabelecidos na lei eleitoral, para a definição da ordem das sabatinas, deixando a emissora livre para adotar os seus parâmetros.

“Já no que concerne à eventual participação de candidatos e candidatas em entrevistas, que possuem formato materialmente distinto dos debates, não há critérios específicos estabelecidos em lei, o que confere às emissoras, observados os parâmetros da razoabilidade, da impessoalidade e da proporcionalidade no tratamento das candidaturas, maior liberdade de atuação na formatação de eventuais rodadas de sabatinas”, afirmou ela, no texto da decisão.

Ainda de acordo com a ministra, as regras das sabatinas são diferentes das dos debates, por isso negou o pedido do ex-presidente. “Isso significa, portanto, que o contrário do que acontece com os debates, que possuem balizas legais mais definidas e específicas, eventuais entrevistas a serem realizadas por emissoras de rádio e de televisão possuem espectro de conformação mais amplo, fundado na própria liberdade editorial”, salientou.

As sabatinas com os presidenciáveis na Record TV terão mediação de Eduardo Ribeiro, com duração de 40 minutos, dentro do Jornal da Record.

- - CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE - -

Leia também: Bolsonaro abre sabatina de entrevistas do Programa do Ratinho

Tudo sobre:Eduardo RibeiroEleições 2022Luiz Inácio Lula da SilvaLulaRECORD
Nenhum comentário

Deixe um comentárioCancelar resposta

Mais do AD

A imagem é uma montagem de duas fotos. À esquerda, o apresentador Reinaldo Gottino sorri e está de braços cruzados, usando um terno preto com gravata azul no cenário do Cidade Alerta. Ao seu lado, à direita, Geraldo Luís aparece com uma expressão séria, usando um terno escuro com gravata vermelha, em frente a um painel com a repetição da frase "AQUI AGORA".
Audiência da TV

Cidade Alerta se aproxima dos 9 pontos e abre 250% de vantagem sobre o Aqui Agora

19/08/2025
Gráfico sobre audiência de TV em São Paulo, com o título "Audiência da TV" e os logos da Globo, RECORD, SBT, Band e RedeTV!, sobre um fundo de cidade de São Paulo à noite
Audiência da TV

Audiência da TV: Consolidados de São Paulo, segunda-feira, 18/08/2025

19/08/2025
A apresentadora Lívia Andrade, de cabelos loiros e jaqueta vermelha, sorri em um close-up no programa 'Encontro'.
Televisão

Lívia Andrade emociona ao revelar último encontro com Silvio Santos

19/08/2025
Mostrar mais
Portal Alta DefiniçãoPortal Alta Definição
Siga-nos
© Copyright 2017-2025 | Portal Alta Definição
  • Fale conosco
  • Nossa história
  • Propriedade
Bem-vindo!

Faça login em sua conta

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?