Na última edição desta sexta-feira (30) do Jornal da Record, o telejornal confirmou que as principais operadoras de telecomunicações do Brasil, como Vivo, TIM e Claro, já começaram a cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou a suspensão do funcionamento do X (antigo Twitter) no país.
A ação começou a ser executada à 0h deste sábado (31/8), quando os primeiros sinais de bloqueio foram percebidos por usuários, que relataram mensagens de erro como “Os posts não estão sendo carregados” e “Ocorreu um erro. Tente recarregar a página”.
Alexandre de Moraes determinou a suspensão na última sexta-feira (30) após a plataforma descumprir decisões judiciais e não nomear um representante legal no Brasil dentro do prazo estabelecido. Em resposta, a Agência Brasileira de Telecomunicações (Anatel) notificou mais de 20 mil provedores de internet para interromperem as atividades do X em território nacional.
A instabilidade na rede social foi amplamente discutida em outras plataformas, como Instagram e Facebook, com usuários relatando problemas ao tentar acessar o X. “Meu Twitter morreu. Descanse em paz”, comentou uma internauta no Facebook.
Publicado por @jornaldarecordVer no Threads
É o fim do X no Brasil?
Embora o antigo Twitter não vá encerrar suas operações globais, sua funcionalidade será interrompida no Brasil por tempo indeterminado. A decisão de suspensão foi uma resposta ao contínuo descumprimento de decisões judiciais e à ausência de um representante legal da empresa no país.
O prazo para o proprietário do X, Elon Musk, responder às solicitações de Moraes expirou às 20h07 da última quinta-feira (29/8), sem que a plataforma tomasse as medidas necessárias para evitar a suspensão.
Uso de VPN
Após a suspensão, muitos usuários consideraram a possibilidade de utilizar VPNs para continuar acessando a plataforma.
No entanto, Alexandre de Moraes emitiu uma nova decisão estabelecendo uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa que tentar usar o X no Brasil através de subterfúgios tecnológicos como VPN.
Migração para outras redes
Com a suspensão da rede social do bilionário, muitos usuários estão migrando para alternativas como Threads, Mastodon e Bluesky.
A Bluesky, em particular, registrou um recorde de acessos na sexta-feira, e através de seu perfil oficial, deu as boas-vindas aos novos usuários brasileiros: “Brasil, você está estabelecendo novos recordes de atividade no Bluesky”.