O Pix enfrenta instabilidade nesta quinta-feira (13), afetando usuários em diversas regiões do país. De acordo com o site Downdetector, que monitora falhas em serviços digitais, os relatos de problemas começaram a crescer por volta das 8h30. O pico de reclamações ocorreu às 9h19, com 4.150 ocorrências registradas. Mesmo com uma redução no volume de queixas às 9h50, quando caíram para 789, o número ainda permanece bem acima da média diária do sistema.
Segundo o levantamento, 49% das reclamações estão relacionadas a falhas no pagamento, 43% apontam dificuldades em transferências, enquanto 8% dos usuários relataram problemas no aplicativo móvel do sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central.
Essa é a segunda vez em menos de uma semana que o Pix apresenta instabilidade. Na sexta-feira (7), a falha começou por volta das 12h30, com um pico de 1.630 reclamações às 13h10, número inferior ao registrado hoje.
A queda no serviço também impacta bancos tradicionais e digitais, que registraram um aumento significativo nas queixas de clientes. Os gráficos do Downdetector mostram que o crescimento dos incidentes relatados por correntistas acompanha a curva de instabilidade do Pix.