Encerrando o ciclo das sabatinas com os principais candidatos à Presidência da República, Carlos Massa (Ratinho) recebeu na noite desta quinta-feira (22), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no programa Candidatos com Ratinho. O convidado concedeu uma entrevista apaziguadora, com direito a brincadeiras e convite para tomar vinho com o apresentador após resultado das eleições, caso seja eleito. Lula falou sobre corrupção, MST (Movimento Sem Terra), e fez críticas ao seu concorrente, Jair Messias Bolsonaro (PL).
O Bolsonaro acabou com o ‘Minha Casa Minha Vida’ e criou a ‘Casa Verde e Amarela’, mas não construiu p***a nenhuma. O cara só falou. Eu quero construir casa, independente se é verde, amarela, azul, branca e até vermelha. Deixa o povo ter a casa da cor que quiser. […] Eu nunca disse que o Bolsonaro era responsável pela pandemia. A pandemia foi um fenômeno da natureza, foi uma revolta contra o desmancho que nós, seres humanos, estamos causando no planeta.
Luiz Inácio Lula da Silva
“O Bolsonaro ele é meio ignorantão, chucro. Ele poderia ter montado um Conselho de Crise, poderia ter ouvido o Ministério da Saúde e poderia ter comprado a vacina na hora certa. Ele ficou brincando. Fomos os primeiros a ter uma proposta de vacina. É de uma estupidez, ignorância tão grande, com aquele jeitão bruto dele. Tem gente que acha que ser ignorante é bonito. Elegante é você ser educado, refinado que nem eu”, continuou. Ratinho concordou com o candidato e afirmou: “Você é elegante mesmo. Neste ponto você encanta!”, disse o apresentador.
Ainda sobre a pandemia, Lula voltou a citar Bolsonaro: “Ele passou a brigar com os governadores. É louvável ele ir visitar o túmulo da Rainha da Inglaterra, mas é louvável, também, ter visitado o de uma criança que morreu de covid, de um rapaz que perdeu a família inteira na pandemia. Ele poderia ter derramado uma lágrima no canto dos olhos por causa das quase 700 mil pessoas que morreram por causa da pandemia e nem isso fez”.
O povo vai votar em mim porque sabe que eu sou melhor que ele, que eu fui o melhor Presidente da República desse país porque eu cuidei do povo.
Luiz Inácio Lula da Silva
No entanto, em outro momento da entrevista, Lula criticou as últimas declarações de Ciro Gomes, do PDT: “Eu acho que o Ciro está surtando. Eu vi o Ciro falar para você aqui: ‘não, porque a taxa de juros está muito alta, porque o Brasil pagou 500 bilhões’. Ele foi ministro da Fazenda durante três meses. Você sabe qual era a taxa de juros quando ele foi ministro? 55%. Se ele tiver memória curta, é importante ele lembrar, que ela reduziu apenas para 49%”, disse Lula.
Economia
Contudo, sobre a economia e o aumento salarial, Lula afirmou no tempo em que era presidente, “você repunha aquilo que era a inflação e dava o aumento de salário de acordo com o crescimento do PIB. Se o PIB crescer 5%, você dá 5%. Se o PIB não crescer nada, você dá a inflação. Foi assim que nós fizemos durante o nosso governo e por isso o salário mínimo aumentou 77%”, garantiu.
Leia também: Na TV Globo, Tarcísio de Freitas esquece local de votação e vídeo viraliza