Premiado como artista revelação, no Melhores do Ano de 2023, Amaury Lorenzo não conteve às lágrimas no seu discurso. Ele fez questão de elogiar Clara Moneke e Diego Martins, seus concorrentes na categoria, e citou a importância do amor na construção da sociedade brasileira.
Ao subir no palco, Amaury exaltou o talento e a importância da representatividade através da atriz de Clara: “Clara, olha, enquanto homem preto, a importância da gente estar aqui nesse lugar, né? É tão importante a gente firmar o nosso lugar aqui, porque a gente é representatividade para milhões de artistas pretos nesse país. Esse prêmio também é teu. Eu te celebro, Clara Moneke”.
Em seguida, ele também elogiou Diego Martins, seu parceiro em Terra e Paixão: “O Diego é um artista tão incrível, que ele me ajuda, sabe? Nada disso seria possível se não fosse você. Esse prêmio é seu também. Eu te amo. Te amo, te amo”.
Antes de encerrar, Amaury destacou a importância do amor, representado através da história Ramiro e Kevin em Terra e Paixão, e contou uma história: “Há um mês uma senhora me disse assim: ‘Ramiro, vem cá me dar um apertão’. Ela falou ‘eu sou evangélica, mas não tem problema nenhum, porque vocês estão falando sobre amor’. O amor vai transformar este país. É sobre amor”.