Na noite desta terça-feira (23), foi ao ar a segunda entrevista com os presidenciáveis do JN (TV Globo). O candidato Ciro Gomes (PDT) foi o segundo convidado e falou sobre projetos políticos, pacificação dos eleitores e candidatos no período eleitoral, Auxílio Brasil, fim das reeleições de cargos políticos, dentre outros assuntos.
Interrogado por Renata Vasconcelos sobre a hipocrisia de usar tons ofensivos e grosseiros para se direcionar a Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT) e cobrar paz dos brasileiros, Ciro respondeu: “Não vou usar a conversa enganosa do Bolsonaro […] Temos que repudiar essas situações. Eu devo me remediar, é meu dever. Eu sou do Nordeste, uso certos termos meio raivosos e as pessoas não entendem bem. Mas é meu sonho apaziguar o Brasil”.
Sobre o Auxílio Brasil, Gomes respondeu a William Bonner: “O que eu tô propondo é um novo modelo previdenciário, então eu vou pegar o BPC, a aposentadoria rural, o seguro desemprego e todos os programas de transferências como o Auxilio Brasil e transformar no novo direito previdenciário constitucional, onde ninguém mais vai depender de político A ou B, ou desses passarem por ameaças e tentativas de humilhar as mães de família”, respondeu. E completou: “A conta fecha porque eu vou agregar um tributo sobre grandes fortunas, apenas e tão somente sobre patrimônios superiores a R$20 milhões. Ou seja, cada ‘super rico’ no Brasil vai ajudar a financiar com R$0,50 apenas a sobrevivência digna de pessoas na linha da pobreza”.
A crise brasileira está instalada e tem 30 anos. Destruíram a indústria nacional. A informalidade tá mandando pra velhice daqui a 15 anos 50 milhões de brasileiros que não terão nenhuma cobertura previdenciária. Só eu tô preocupado com isso, não é possível!
Ciro Gomes
O candidato ainda falou sobre abrir mão anular a reeleição em cargos políticos: “O que destruiu a governança política brasileira nesse modelo é a reeleição. O presidente se colocar infenso, com medo dos conflitos por que quer agradar a todo mundo pra fazer a reeleição. O presidente “se vende” a esses picaretas da política brasileira porque tem medo de CPI e medo de não ser reeleito”.
Leia também: Ciro Gomes anuncia lançamento da ‘Ciro TV’ no JN e repercute na web