O jornalista Mauro Cezar Pereira não faz mais parte do quadro de funcionários da ESPN. Através das redes sociais, o comentarista anunciou a sua saída dos canais esportivos da Disney após 16 anos. Ele era um dos principais nomes do canal, sendo figura frequente nas transmissões da Premier League, o Campeonato Inglês.
Em um texto publicado originalmente no Instagram, o comentarista afirma que a cláusula de exclusividade com a Disney em todas as mídias foi um dos grandes empecilhos para renovação. Em paralelo com a ESPN, Mauro mantinha outros espaços para falar de esporte: como um canal no YouTube e um blog no UOL. Para continuar na ESPN, o comentarista teria que deixar todas essas outras mídias e se dedicar exclusivamente aos produtos do canal. Mauro classificou essa proposta como “inflexível” e disse que aceitá-la seria um retrocesso profissional.
“Jamais fui de reclamar de emprego sem me mexer. Se não estava bom, procurava outro. E nunca trabalhei por tanto tempo no mesmo lugar. Mas a ESPN não é mais o mesmo lugar. Mudou, deixou de ser meu habitat. Melancólico admitir, mas como disfarçar? Direito dela, claro. Recentemente, lá de fora, veio outra alteração que modifica a relação com funcionários. A inflexível proposta do grupo para renovar contrato trazia em anexo um “cadeado” onde se lia “exclusividade”! E sem grandes contrapartidas. Em 2021? Nessa altura da vida, com quase 38 anos de carreira? Abrir mão de tudo? Seria frustrante, além de um retrocesso profissional. Não, eu não estava disposto a fazer isso comigo mesmo”, diz um trecho da nota.
Apesar do claro descontentamento, o jornalista agradeceu a direção da emissora, que mesmo sem um acordo inicial tentou sua permanência até as últimas negociações.
“Saio orgulhoso por ter contribuído com a TV que marcou época investindo no jornalismo que acredito. Com muito trabalho, horas e horas, dia após dia, construí a estrutura profissional que me permite escolher. E é ótimo poder dizer “não” quando há incompatibilidade entre o que nos é proposto e nossos planos, sonhos. Mesmo sem êxito, agradeço o empenho da diretoria brasileira, que tentou minha permanência, reconhecendo meu valor profissional”, afirmou o comentarista em outro trecho da nota.
A saída de Mauro Cezar é mais sentida pelo canais esportivos da Disney desde a não renovação de Benjamin Back, ocorrida no início de dezembro. Em ambos os canal, a cláusula de exclusividade, imposta pela direção, impediu a continuidade dos dois jornalistas.
Confira abaixo íntegra do post de despedida publicado por Mauro Cesar no Instagram:
Leia também: Apresentador Samuka Duarte troca afiliada da Record TV por afiliada da RedeTV!