A primeira versão do camundongo mais conhecido do mundo, Mickey Mouse, entrou em domínio público neste início de 2024. Como resultado, isso significa que qualquer um pode usar a imagem do desenho sem precisar pagar direitos autorais para a Disney. E, sem perder tempo, Mickey virou um grande vilão em novo longa-metragem..
Em Mickey’s Mouse Trap (Ratoeira do Mickey, em tradução livre), Mickey fica lado a lado com outros psicopatas assassinos como Jason, Freddy e o assassino da serra elétrica, personagens típicos do subgênero ‘Slasher’. Em suma, nesta categoria englobam-se filmes com um assassino louco, muita matança e sangue, e normalmente, com um baixo orçamento.
No caso do futuro longa de Mickey, o personagem interrompe o aniversário de 21 anos do protagonista Alex. E, o que seria uma comemoração feliz com os amigos em um arcade acaba se transformando em um total pesadelo. Escrito por Simon Phillips, o filme foi rodado, editado e dirigido por Jamie Bailey e ainda não tem data de lançamento. Entretanto, apenas o teaser com seu anúncio já gerou um grande rebuliço.
Por muito tempo a Disney tentou evitar que o curta Steamboat Willie, de 1928, caísse em direitos autorais, mas não conseguiu. Ao completar 95 anos, a obra automaticamente cai em domínio público dificultando qualquer restrição por parte da criadora. Apesar disso, a Disney se manifestou afirmando que irá ficar atenta em como a imagem do querido Mickey Marinheiro será usado. A intenção é de tentar preservar a imagem do camundongo.