Neste sábado (26), morreu Marcio André Nepomuceno Garcia, o MC Marcinho aos 45 anos. Ele estava no Hospital Copa D’Or. A informação foi publicada pelo G1 e confirmada pela unidade de saúde. Conhecido nacionalmente como o ‘Príncipe do Funk’, ele se tornou um dos maiores nomes do segmento no país.
O artista sofria de problemas no coração e estava no CTI desde o dia 10 de julho, quando sofreu uma parada cardíaca. Os médicos chegaram a implementar um coração artificial e Ecmo – pulmão artificial externo.
No entanto na noite desta sexta-feira (25), ele sofre apresentou piora e o hospital confirmou disfunção múltiplas dos órgãos. Na manhã deste sábado ele não resistiu.
Carreira musical
MC Marcinho é um dos precursores do funk melody, entre seus sucessos musicais mais conhecidos estão: “Glamurosa” e “Porque te amo” e “Garota nota 100”. Esta última foi inserida na trilha sonora da novela ‘Vai na Fé’ (TV Globo).
Nascido em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, ele trocou o sonho de ser jogador de futebol para virar MC. Desde a adolescência morava em Bangu, Zona Oeste da capital. O artista estourou nos anos de 1990, no auge da Furacão 2000. Seu primeiro grande sucesso foi o ‘Rap Solitário’.
Glamurosa – Inspira em Xuxa
Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, em 2022, o cantor explicou por que ‘Glamurosa’ – um sucesso nacional – é inspirada em Xuxa.
O ‘rainha do funk” tem a ver com a Xuxa, né? Porque ela é nossa rainha. Era considerada a rainha dos baixinhos, mas ela é a rainha do funk. Ela foi uma das primeiras a bater no funk que era funkeira, que não tinha preconceito e levava todos os MCs, os artistas do funk em seu programa
lembrou o MC na ocasião.
Com mais de 30 anos de carreira, Marcinho produzia um documentário sobre sua carreira quando foi internado. Uma de suas últimas aparições na TV foi no programa ‘É de Casa’ (TV Globo) para comemorar a sucesso na trilha sonora da novela das sete.
MC Marcinho deixa cinco filhos.