Com 50,8% dos votos válidos, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil, no 2º turno das Eleições 2022, realizado neste domingo (30). Ele superou Jair Bolsonaro (PL), com 49,2% da votação, na disputa pelo Palácio do Planalto. Será a terceira vez que o petista governará o país, já tendo exercido o cargo entre 2003 e 2010, em dois mandatos.
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgados na TV Globo por William Bonner e Renata Lo Prete, às 19h57, já foram apuradas 98% das urnas em todo o Brasil, sendo possível garantir a vitória de Lula como o novo presidente do Brasil. A chapa ainda conta com Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, como vice-presidente.
Atualmente presidente, até 31 de dezembro de 2022, Bolsonaro não pode mais impedir a vitória do rival. O candidato do PL governava o Brasil desde 1º de janeiro de 2015, tendo sido eleito nas Eleições 2018, após derrotar Fernando Haddad (PT), no 2º turno da época. Desde o instituto da reeleição, o candidato do PL é o primeiro presidente que não consegue se reeleger.
Record TV se adiantou
Em uma disputa acirrada na reta final da apuração, a Record TV acabou se adiantando e pode ter sido a primeira emissora da TV aberta a cravar a vitória do candidato à Presidência da República. A emissora cometeu um erro nas artes e exibiu no telão a imagem do candidato eleito, por volta das 19h25, bem antes do TSE anunciar a vitória.