Aconteceu nesta segunda-feira (12) a diplomação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSB), etapa que confirma o processo eleitoral e os habilitam a tomar posse no dia 1º de janeiro de 2023. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, fez um longo discurso e exaltou o poder da democracia através das eleições.
“Esse diploma não é do Lula presidente, mas de parcela significativa do povo que conquistou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma”, disse Lula.
“É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra injustiças que recebo pela terceira vez o diploma de presidente eleito do Brasil. Em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo”, concluiu o presidente eleito.
Já Alexandre de Moraes afirmou que a vitória foi do respeito ao resultado. “Vitória do respeito ao Estado de Direito, da fiel observância à Constituição. A diplomação da chapa é o reconhecimento da lisura do pleito, da legitimidade política conferida soberanamente. A Justiça Eleitoral se preparou para garantir transparência e lisura das eleições”, disse.
“Essa diplomação atesta vitória plena e incontestável da democracia contra os ataques antidemocráticos, desinformação e contra o discurso de ódio proferido por diversos grupos que, identificados, garanto, serão responsabilizados, para que isso não retorne nas próximas eleições”, completou.
Além de Alexandre, estiveram presentes na mesa de honra da cerimônia Ricardo Lewandowski, vice-presidente do TSE, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Benedito Gonçalves, corregedor da Justiça Eleitoral, Raul Araújo, ministro do TSE, Cármen Lúcia, ministra do TSE, Sérgio Banhos, ministro do TSE, Carlos Horbach, ministro do TSE, Augusto Aras, procurador-geral da República e Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil.
Leia também: Felipe Andreoli chora com surpresa de Rafa Brites no Mais Você: “Eu não aguento”