A Jovem Pan, uma das principais emissoras de notícias do país, demitiu, nesta terça-feira (25), a apresentadora e repórter Katiuscia Sotomayor. Ela era setorista de política em Brasília.
A jornalista deixa a emissora em meio a uma crise financeira. A Jovem Pan enfrentou desmonetização no YouTube e da falta de interesse de anunciantes diretos.
Nesse sentido, a medida de corte de gastos visa reduzir custos operacionais e adequar-se ao cenário atual. Com o intuito de renovar sua equipe, a Jovem Pan optou por buscar novos profissionais, mais jovens e com valores de salário menores, substituindo veteranos, como Katiuscia Sotomayor.
A apresentadora era responsável pelo programa Direto de Brasília. O programa trazia informações sobre os poderes legislativo, executivo e judiciário, além de trazer bastidores do comando do Brasil.
Em nota ao F5, Katiuscia confirmou o seu desligamento e comentou sobre o momento de reestruturação da TV: “A empresa está passando por mudanças, e assim como muitos colegas mais experientes, fui afetada por essa reestruturação. Estou animada para novos projetos que virão!”.
Jovem Pan enfrenta crise financeira
A Jovem Pan tem enfrentado um cenário de desafios nos últimos meses. Ao todo, mais de 100 patrocinadores retiraram seus anúncios da emissora após a campanha “Desmonetiza Jovem Pan”, liderada pelo grupo Sleeping Giants Brasil.
Além disso, marcas tradicionais têm evitado anunciar devido a uma ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF), que pede a cassação das duas concessões públicas de rádio da Jovem Pan por divulgação de notícias falsas na programação e incentivo a ataques golpistas.
Katiuscia Sotomayor integrou a equipe da Jovem Pan desde novembro de 2021, contribuindo com sua expertise em política e jornalismo. A repórter viralizou por supostamente ter chorado durante uma notícia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. No entanto, na ocasião, seus olhos ficaram marejados devido a um grave problema de saúde enfrentado naquele dia.