O Jornal Nacional (TV Globo) desta segunda-feira (31) destacou, dentre vários assuntos, o resultado da eleição presidencial no Brasil. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu Jair Bolsonaro (PL) com mais 60 milhões de votos, recebeu destaque no telejornal em suas primeiras 24 horas como presidente eleito.
Uma matéria especial foi preparada para mostrar a reação das grandes lideranças de diversos países. Lula recebeu mensagens de felicitações de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, do chanceler da União Europeia, Josep Borrell, os presidentes de França, Emmanuel Macron, e Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez.
O JN também destacou que quase todos países latino-americanos e caribenhos se pronunciaram, inclusive Argentina, Colômbia, México e Cuba.
Lula também ganhou destaque na imprensa internacional, outro fato exibido durante o Jornal Nacional. Foi mostrada a capa do The New York Times em comemoração a vitória de Lula. A machete do britânico The Guardian também foi destacada, onde foi citado o trecho que informa que “Lula encena retorno surpreendente para derrotar Bolsonaro de extrema-direita nas eleições brasileiras”.
O presidente eleito também foi citado no portal de notícias britânico BBC, no jornal francês Le Monde, teve manchete do Suddeutsche Zeitung, análise comparativa com o governo Bolsonaro no El País, das Espanha, e destaque no Público, de Portugal.
O Jornal Nacional também destacou a passagem de Lula pela Avenida Paulista, em São Paulo, bem como a comemoração do resultado em todo o Brasil, com destaque no Nordeste, região onde o presidente eleito teve a maior quantidade de votos.
Leia também: Jornalista bolsonarista, Augusto Nunes é demitido da Jovem Pan