Na manhã desta terça-feira (16), o jornal Correio da Manhã divulgou com exclusividade parte do depoimento de uma das testemunhas que teria sido manipulada pela TVI para mentir na série de reportagens investigativas “Os Segredos dos Deuses”. A jornalista Alexandra Borges é acusada de ter enganado a mãe biológica de duas crianças, na reportagem que foi ao ar em 2017, sobre a IURD (Igreja Universal do Reino de Deus), onde foi denunciado o suposto rapto e tráfico de crianças nascidas na década de 1990.
De acordo com o Correio da Manhã, Fátima – como se chama a mãe biológica das duas crianças adotadas por bispos da IURD, está envolvida num processo judicial, por ter prestado declarações falsas. No entanto, a senhora coloca toda a responsabilidade em cima da jornalista da TVI, Alexandra Borges.
Fátima garantiu no requerimento de abertura de instrução que nunca tinha posto em causa a adoção dos filhos até ser abordada pelo emissora portuguesa, que naquela ocasião era líder absoluta de audiência. A mulher ainda garantiu que Alexandra Borges solicitou que esta colaborasse de forma incondicional com seu trabalho e que, caso o fizesse, iria poder entrar em contato com seus filhos. Para isso, teria de dizer tanto na reportagem, como no processo judicial, que não tinha autorizado que os seus dois filhos fossem adotados pela IURD.
O renomado jornal de Portugal, ainda tentou entrar em contato com a jornalista, mas a mesma não quis comentar as acusações e remeteu o caso para a TVI.
A TVI e o Brasil
Envolvida em diversas polêmicas em Portugal, a TVI tem grandes relações com o Brasil. É a emissora que mais contratou atores e profissionais brasileiro, grande parte deles vindos da Globo e Record TV. No entanto, em dezembro de 2018, a emissora foi acusada de trabalho escravo, fazendo com que atores e diversos outros setores paralisassem suas atividades e organizassem um protesto na frente da Plural Entertainment, produtora de novelas da emissora.
Além disso, acionistas do grupo Prisa que detém a TVI, tentaram vender a emissora para o Grupo Record, do qual o Bispo Edir Macedo é dono, justamente depois da série de reportagens que acusaram o bispo e a igreja. Contudo, mesmo com a vinda de representantes do grupo espanhol para o Brasil as negociações não tiveram resultados.
Também nesta segunda-feira (15), a Band estreou um dos maiores sucessos da TVI, a novela ‘Ouro Verde’, que fortalece novamente os laços brasileiros com a emissora portuguesa.
Leia também: Thiago Rodrigues conquista os portugueses e renova contrato com a TVI