A Justiça Federal determinou, na madrugada deste domingo (30), que o Ibama devolva a capivara Filó para o influenciador digital Agenor Tupinambá. A decisão aconteceu após uma comoção tomar conta das redes sociais e populares irem parar no Centro de Triagem de Animais Silvertes (Cetas), onde o animal estava.
Por volta das 10h30 da manhã do domingo, o estudante de agronomia foi até o cetas e pode então ter sua capivara de volta. Contudo, a decisão é válida até que seja concluído o processo judicial.
O juiz Márcio André Lopes Cavalcante afirma no despacho que “não é Filo que mora na casa de Agenor”, mas o “autor que vive na floresta”. A deputada federal Joana Darc, que acompanhou todo o processo de perto e lutou pela volta do animal para Agenor, foi quem divulgou a decisão.
No momento da liberação do animal houve confronto no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama. A deputa e sua equipe entraram a força no local e bateram de frente com a segurança particular do Ibama.
Assista ao vídeo:
Leia também: Geraldo Luís desabafa sobre caso da capivara Filó: “Olhos da inveja”
O caso da capivara Filó
Nos últimos dia a relação entre uma capivara e seu dono se tornou um dos assuntos mais comentados das redes sociais. Trata-se da história do influenciador Agenor Tupinambá e Filó, conhecidos na web pelos vídeos em que mostram suas rotinas.
A viralização dos conteúdos fez com que o Ibama solicitasse a entrega do animal, por meio de uma denúncia por suspeita de abuso e “exploração indevida de animais silvestres para a geração de conteúdo em redes sociais”, com base na Lei de Crimes Ambientais.
Na quinta-feira (27/04), Agenor foi de avião com a capivara até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Manaus, onda ela deveria permanecer com o Ibama até ser entregue a natureza.
Nas redes sociais, Agenor compartilhou a notícia e a história comoveu celebridades, como Gloria Perez e Geraldo Luís.
Agora, uma nova determinação da Justiça, assinada pelo juiz federal Márcio André Lopes Cavalcante, determina a guarda provisória do animal ao influenciador.