Nas últimas semanas, uma notícia caiu como uma “bomba” no mercado da comunicação portuguesa. O grupo espanhol Prisa que detém a TVI – emissora líder de audiência, procurou o Grupo Record para vender seu conglomerado ao império brasileiro.
A informação foi publicada com exclusividade pelo Expresso.pt, garantindo que o Grupo Media Capital, onde se inclui a TVI, “estaria retomando de maneira muito rápida o processo de venda da TVI”. Já o site ECO, informou que os acionistas da emissora portuguesa teria vindo até o Brasil para negociar a venda. Contudo, o valor na casa dos 315 milhões de euros estariam fora de cogitação.
“De facto, a TVI procurou a Record neste sentido. Contudo, não houve interesse por parte da Record na concretização”, informou a fonte oficial da Record TV para o Expresso.
Mas, segundo o ECO, várias fontes garantem que o processo ainda não está fechado. Além do Grupo Record, o conglomerado da Media Capital também foi oferecido a Cofina, que detém o Correio da Manhã, este por sua vez não quis comentar o assunto.
Procurada, a Prisa limitou-se a dizer que “não há nenhuma oferta sobre a Media Capital”.
Entenda o caso
O processo da venda da Media Capital vem de alguns anos, quando o Grupo Prisa quase vendeu para Altice, a dona da MEO, por uma soma de 440 milhões de euros. Mas um problema embargou a compra em junho de 2018.
TVI x IURD
Mais do que a casa dos milhões em jogo, chama a tenção o um dado curioso. Foi a própria TVI que exibiu uma série de reportagens sob o título “O Segredo dos Deuses”, que revelam supostos esquemas ilegais de doações de crianças envolvendo um lar da Igrea Universal de Portugal. Por conta das reportagens, a TVI foi para na justiça, sendo impedida de divulgar as imagens correndo o risco de pagar multas.
Uma coisa é certa, se esta inimaginável compra acontecer colocaria o Grupo Record entre um dos maiores do mundo, visto que a Media Capital conta com a TVI, o canal de notícias TVI24, a TVI internacional, TVI reality e TVI África. No setor de produção audiovisual, a Plural Entertainment, uma das a maiores produtoras da Península Ibérica, responsável por novelas de sucesso, inclusive a “Ouro Verde” que contou com locações no Brasil e ganhou o Emmy de melhor novela em 2018.