A maior premiação da música latina, o Grammy Latino, aconteceu nesta quinta-feira (17), em Los Angeles, nos Estados Unidos. A cerimônia reuniu vários artistas latinos e teve indicação de vários brasileiros como Ludmilla, que ganhou o prêmio de “Melhor álbum de Samba/Pagode” com “Numanice 2”. A artista disputava na categoria com grandes ícones do segmento como Martinho da Vila e Péricles.
Uau! Gente, eu estou muito feliz ,nunca imaginei ganhar um Grammy, um dos maiores prêmios da música do mundo. Recebi através de um sonho da minha cabeça, da minha mente e muita gente não acreditou no início, mas eu batalhei firme e hoje estou recebendo esse prêmio. Quero agradecer a Deus, minha família, equipe e meus fãs. É nosso, Brasil!
Ludmilla
Outros nomes brasileiros ganharam destaque na premiação como Liniker, Chitãozinho e Xororó, Erasmo Carlos, Hamilton de Holanda, Eli Soares, Bala Desejo, Alceu Valença e Marisa Monte. A cerimônia principal do Grammy acontece ainda nesta quinta-feira, e terá apresentação de Anitta, Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini.
Liniker disputou o prêmio na categoria de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” com o álbum “Índigo Borboleta Anil”. A artista disputou com Chico Chico, Ney Matogrosso, Marisa Monte, Caetano Veloso e João Donato e Jards Macalé. Emocionada, discursou e foi ovacionada de pé: “Sou uma cantora, compositora e atriz brasileira. É a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy. Muito obrigado a toda minha equipe que está comigo desde o principio. Obrigado a minha produção a todos os compositores que estiveram comigo neste disco. Estou muito emocionada. É nosso!”, disse.
Chitãozinho & Xororó venceu na categoria de “Melhor Álbum de Música Sertaneja” com “Chitãozinho & Xororó Legado” e disputou com o álbum “As Patroas”, de Marília Mendonça e Maiara & Maraisa, e álbuns de Lauana Prado e Matheus & Kauan.
Alceu Valença venceu a categoria de “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com “Senhora Estrada”. E na categoria de “Melhor Canção em Língua Portuguesa”, Marisa Monte e Jorge Drexler venceram com “Vento sardo”, música do álbum “Portas”.
Erasmo levou o prêmio de “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, disputando com Baco Exu do Blues, Criolo, Lagum e Juçara Marçal. Hamilton de Holanda venceu na de “Melhor Álbum Instrumental” com “Maxixe Samba Groove”.
Eli Soares levou o prêmio de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa. A estatueta também era disputada por Asaph, Antonio Cirilo, Clovis e Bruna Karla. Já Bala Desejo ganhou a melhor na categoria de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo de em Língua Portuguesa”, concorrendo com os Gilsons, Jão, Marina Sena e Luísa Sonza.
Leia também: Seu Jorge será o próximo entrevistado do Roda Viva