Através de uma publicação nas suas redes sociais, a cantora Gaby Amarantos revelou ter sido vítima de preconceito durante uma visita a rádio Nova Brasil FM, em São Paulo. Ex-jurada do The Voice Brasil, a artista falou sobre a sua carreira, mas não teve as suas músicas tocadas. O motivo: elas não se enquadravam aos “ouvidos do público elevado da rádio”.
“Acabei de passar por uma situação muito desconfortável na rádio Nova Brasil FM, no programa Radar, onde a cultura do Norte foi desvalorizada”, iniciou ela.
Fui convidada a falar da minha carreira e dei meu tempo para conversar sobre a importância cultural do Norte, mas, na hora de tocar tecnobrega, tive que ouvir que as músicas não se enquadravam aos ouvidos do público ‘elevado’ da rádio.
prosseguiu Gaby
Em seguida, a cantora se mostrou muito irritada com o preconceito sofrido e disparou: “A rádio tem o direito de tocar o que quiser na sua programação. Mas porque convidar uma artista para ir ao seu estúdio e não tocar a sua música de trabalho, mesmo sendo indicada ao Grammy Latino”.
Sigo minha luta para levar cada vez mais longe o movimento da Amazônia periférica, tecnobrega/melody e não vou deixar que situações como essa passem despercebidas.
completou
Posição da rádio
Após a publicação viralizar, a rádio Nova Brasil FM se posicionou oficialmente e pediu desculpas à Gaby Amarantos pelo ocorrido.
“Gaby Amarantos, ERRAMOS! Erramos com você e com nossos ouvintes. Faltou educação, faltou delicadeza, faltou escuta e senso artístico. Esse erro atinge aquilo que nos é prioridade absoluta: a defesa da BRASILIDADE, sua diversidade e toda a sua pluralidade. Por isso, pedimos desculpas!”, afirmou em nota.
Queremos ouvir você falando na NOVABRASIL mais vezes como ouvimos hoje e cantando na nossa programação. Solta sua voz, mostra todo seu brilho e traga esse Grammy Latino. A partir de segunda-feira, sua música estará na nossa programação, somando-se as de tantos outros artistas da região Norte e de todo o Brasil que diariamente compõem a maior plataforma de valorização da MPB no Brasil.
completou
Leia também: