Um levantamento exclusivo do Portal Alta Definição, com base nos dados consolidados da Kantar IBOPE Media, obtidos junto a fontes do mercado, mostra o panorama de audiência de todas as novidades apresentadas pelo SBT para a programação de 2024. Passados dois meses, os índices mostram uma situação complicada na principal praça para o mercado publicitário, a Grande São Paulo.
A faixa mais prejudicada está entre 17h30 às 19h45, onde as novelas mexicanas estavam consolidadas. Do dia 18 de março – quando estreou – ao dia 12 de maio, o policialesco Tá na Hora derrubou a média de 4,2 pontos e 7,8% de share para 2,8 pontos e 5,0% de share. Uma queda de 34%, se considerado os 40 dias anteriores, quando o canal exibia novelas no horário. Mesmo com esses números, a Coluna do Vannucci adiantou, em primeira mão, que alto comando do SBT já calculava essa queda e acredita que, aos poucos, o programa conquistará mais público.
Já na faixa da manhã, o Chega Mais também apresentou uma queda expressiva. Desde que estreou, no dia 11 de março, a atração já passou pelas mãos de 3 diretores. No primeiro mês de exibição, o programa conquistou 2,3 pontos de média e 7,1% de share. Já em abriu, a média do programa caiu para 2,0 pontos. Se levado em consideração a média de 08/01 a 08/03, houve uma queda de 21% de audiência, uma vez que o SBT marcou 2,7 pontos de média e 6,5% de share na faixa das 09h30 às 13h30.
Chama atenção ainda o fato de que, um dos principais concorrentes no horário, o Hoje em Dia passou a crescer com a chegada do vespertino. No dia 11 a 31 de março, a revista eletrônica da RECORD garantiu 4,6 pontos de média e 14,2% de share. No mês seguinte, o programa marcou 4,7 pontos e 14,5% de share.
A escala das quedas ainda incluem o É Tudo Nosso, que em março registrou 2,9 pontos de média e caiu para 2,7 em abril.
Sem receber das mexicanas, o novo formato do SBT Brasil também registrou queda de 3,9 pontos no mês de março, para 3,6 pontos no mês seguinte.
Já o programa de Luccas Toon também não levantou os índices do SBT, mas manteve a média de 2,7 pontos em março e abril.
Dois programas fazem o SBT crescer
Mas nem tudo está perdido, ao menos de acordo com o panorama de audiência. O vespertino Circo do Tiru fez as tardes de sábado disparar até 22%, se considerado os 9 sábados anteriores a sua estreia. A atração obteve 3,6 pontos e 6,8% de share em março. Contudo, registrou 3,1 pontos em abril.
Outra grata surpresa para a emissora de Silvio Santos é o Sabadou. O programa de Virginia vem mantendo ótimos índices para o canal e cresceu 31% no IBOPE, se considerado os últimos 6 sábados antes de sua estreia. A atração garantiu 3,6 pontos de média e 7,6% de share em abril.