Na manhã desta segunda-feira (30), o diretor da Globosat e de outros serviços de TV por assinatura, aproveitaram o debate no Fórum Pay TV e atacaram a Netflix. Ao discutir os impactos que o maior serviço de streaming trouxe ao público espectador e, consequentemente, nos negócios das industrias da Pay TV – que há três anos está em um ritmo de retração de base de assinantes, executivos da SKY e Globosat criticaram veementemente a política de preços da plataforma.
Para os concorrentes, a Netflix derruba a cadeira de valor construída pela indústria de canais pagos. “A Netflix tem inúmeras qualidades. Ninguém questiona a forma pela qual a companhia conseguiu usar a tecnologia a favor de um serviço e como ela consegue incorporar os novos hábitos de consumo de pessoas. Mas a estratégia definida pela empresa para construir a sua imagem é destruidora para o valor da indústria. Ninguém é capaz de fornecer uma qualidade tão grande de filmes, séries e produções a um custo tão baixo como a Netflix faz”, analisa Alberto Pecegueiro, diretor da Globosat.
Leia também: Bola e Mendigo integram o ‘PlayPlus’, nova plataforma de streaming do Grupo Record
A visão de Pecegueiro, foi apoiada por Luiz Eduardo Baptista, presidente da Sky, para ele o serviço começará a pagar o preço pela sua própria política de valor: “Dar algo de graça nunca é uma boa ideia. Entendo que os estúdios de conteúdo começarão a trazer grandes desafios para a Netflix. O serviço é sustentado pela qualidade do conteúdo e a partir do momento em que a empresa passa a ater dificuldade para ter esse conteúdo, surge um problema. Para a Netflix sustentar seu negócio, ela teria que iniciar um modelo de venda de pacote premium”. Disse Bap (como é conhecido no mercado, o empresário).
E o Globoflix?
Como já adiantou o jornalista Flávio Ricco em sua coluna no UOL, o Grupo Globo está preparando uma nova plataforma de vídeos e para a surpresa de todos intitulou de ‘GloboFlix’, mesmo com as críticas ferrenhas a Netflix.
Diante da expectativa em torno desse novo serviço, a única coisa já certa é uma série ‘Gaia’ que será exclusiva do novo ‘flix’.