A Argentina é a grande campeã da Copa do Mundo 2022. Depois de 36 anos, a seleção sul-americana sobe ao todo do mundo no futebol e garante o seu terceiro título na história, repetindo as conquistas de 1978 e 1986. A equipe liderada pelo craque Lionel Messi derrotou a França na final, em uma disputa de pênaltis, após o empate por 2 a 2 no tempo normal e 3 a 3 na prorrogação.
Líder do grupo C, com 6 pontos, a Argentina estreou na Copa com derrota para a Arábia Saudita, por um placar de 2 a 1, sendo a primeira grande “zebra” do Mundial do Catar. Em seguida, a seleção derrotou México e Polônia na primeira fase, se colocando novamente como favorita ao título. Nas oitavas de final, superou a Austrália, com gols de Messi e Julián Álvarez.
Já nas quartas, a Argentina enfrentou o seu primeiro grande desafio. Depois de abrir 2 a 0, a equipe acabou tomando o empate da Holanda, no último lance do jogo, obrigando a realização de prorrogação e os consequentes pênaltis. Na disputa, o goleiro Emiliano Martínez brilhou, defendeu duas cobranças e classificou a seleção, rumo ao título mundial.
Na semifinal, onde os torcedores esperavam um confronto contra o Brasil, o duelo acabou sendo contra a Croácia, até então atual vice-campeã. O time de Messi não tomou conhecimento do adversário e passeou em campo, com um placar de 3 a 0.
A grande final foi contra a França, então atual campeã do Mundo, em uma disputa eletrizante. A Argentina abriu vantagem por 2 a 0, dominando o jogo até os 34 minutos do segundo tempo, quando o Mbappé diminui o placar, cobrando um pênalti, e empatou logo em seguida, levando a partida para a prorrogação.
No tempo extra, Messi chegou a colocar a Argentina em vantagem novamente, mas Mbappé empatou o placar para a França e levou a decisão para os pênaltis. Nas disputas na “marca da cal”, a vitória foi dos sul-americanos por 4 a 2.