A Rede Globo não renovou os direitos de transmissão da Fórmula 1 para as próximas temporadas, começando por 2021. As informações foram apuradas pela revista Meio & Mensagem no mercado publicitário, uma vez que, a emissora já está comunicando da decisão para seus patrocinadores.
Desde o início do ano a emissora vinha negociando com a Liberty Media – proprietária dos direitos – a renovação do contrato que se encerra em 2020. A Globo teria tentado enviar uma proposta de revisão dos valores pelos direitos de transmissão, mas as duas partes não chegaram a um acordo.
Se a situação com a Liberty Media não for revertida, esta será a primeira vez que a competição automobilística não estará presente na grade da emissora após décadas. As primeiras provas da Fórmula 1 foram transmitidas pela emissora em 1972. Logo em seguida, a Band exibiu o campeonato no Brasil. Mas no início de 1980, a Globo retomou os direitos da competição e, desde então, vem exibindo a F1 continuamente.
Vale lembrar que, o pacote de transmissão da Fórmula 1 é uma dos mais valiosos para o mercado publicitário. Mesmo com a queda na audiência nos últimos anos, a cota de patrocínio para 2020 teve valor de tabela de R$ 98,950 milhões. No entanto, da mesma forma como acontece com a Copa do Mundo e a Libertadores, os direitos da F1 são negociados em dólar, moeda que teve forte valorização frente ao real. Assim, com vários cortes nas verbas publicitárias e queda de receitas, a Globo passou a renegociar contratos e em vários casos precisou rescindir.