No último domingo (01), a TV Gazeta e o Canal My News realizaram o debate para a prefeitura de São Paulo. A jornalista Denise Campos de Toledo ancorou o evento, que contou com a participação dos candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
O encontro realizado no auditório da Fundação Casper Líbero, na Avenida Paulista, ficou marcado por trocas de acusações e xingamentos. Os planos de governo, motivo principal para a reunião, pouco foram apresentados.
Mediação feminina
Com mais de quarenta anos de profissão, Denise Campos de Toledo é referência em economia. No seu currículo, conta passagens pelo SBT, TV Cultura, TV Manchete e RedeTV!. Atualmente, faz as análises econômica no Jornal da Gazeta e apresenta o quadro ‘Entrevista do Dia’ no noticiário. Escalada para mediar o debate, Toledo enfatizou a importância do encontro.
“Acho que tem que avaliar de uma forma muito global. A postura de cada candidato e as propostas. Tem que avaliar tudo para ter um voto consciente”, ressaltou.
Fake News e ritmo
Durante as discussões acaloradas e xingamentos, algumas notícias não tinham comprovações de fato. Para Denise, o jornalismo sério tem o dever de levar a verdade. “Ele revela a realidade dos candidatos. As ideias que eles tem sobre os vários assuntos. Nós tivemos os temas que foram sorteados, que são os dos mais relevantes para a cidade de São Paulo, em termos de zeladoria, educação e economia”, conta a apresentadora.
Com 21 pedidos de respostas e 8 concedidas, foi preciso pulso firme e pedidos de bom comportamento. Mas, apesar dos tumultos que ocorreram no palco da atração, o resultado foi positivo. “Eu acho que nós conseguimos o nosso objetivo que era chegar ao fim do debate, mantendo todos dentro das regras previstas. Todos os candidatos tem que passar seriedade”, finaliza.