Com eleições deste ano se aproximando, está cada vez mais comum acompanhar o afastamento de pessoas ligadas à televisão para serem candidatas no pleito eleitoral. De acordo com o calendário da Justiça Eleitoral, a partir do próximo dia 30 de junho, “é vedado as emissoras de rádio e de televisão transmitir programa apresentado ou comentado por pré-candidatos”. E isso pode interferir diretamente no Brasil Urgente. Apesar da indefinição sobre a candidatura ou não de José Luiz Datena ao Senado Federal, a Band já está preparando um possível nome para substituí-lo no jornalístico.
De acordo com informações do colunista Fefito (UOL), a emissora definiu que Vicente Datena, filho do apresentador, irá comandar a atração pelos próximos meses, caso realmente Datena saia como candidato. Vicente é apresentador da versão local do Brasil Urgente em Goiás e se tornou plantonista da edição do jornalístico em julho do ano passado, em um rodízio com o repórter Lucas Martins. Joel Datena, outro filho de Datena, também foi cogitado para a função, mas permanecerá à frente do Bora SP e Bora Brasil, nas manhãs da emissora.
Vicente Datena tem 41 anos e é apresentador da TV Goiânia Band desde 2019. Comandou o extinto Na Tela, antes de assumir o Brasil Urgente Goiás, jornalístico que também foi apresentado pelo irmão na afiliada local. Em uma recente participação no programa Faustão na Band, em homenagem a Datena, ele relembrou um trecho de sua infância e como seu pai sempre quis estar próximo a família.
“Muita gente não sabe, mas meu pai muitas vezes deixava de dormir no hotel. Ficava aguardando na rodoviária, até mesmo na rodoviária em São Paulo, dormia mesmo ali no chão, aguardando o ônibus que chegava na madrugada, pela manhã, para retornar o encontro à sua família”, contou Vicente, no quadro Arquivo Pessoal.
Outros candidatos
Quem já se afastou para ser candidato é Adrilles Jorge, ex-BBB e que vinha atuando como comentarista do programa Morning Show, da Jovem Pan News. Jornalistas como Philipe Lemos e Mário Motta, das afiliadas da TV Globo no Espírito Santo e Santa Catarina, respectivamente, além de Délio Pinheiro, da InterTV Grande Minas, também se desligaram de seus emissoras para serem candidatos.
Outro nome forte da TV aberta que deve se afastar é Celso Russomano, apresentador do quadro Patrulha do Consumidor, nos programas Hoje em Dia e Cidade Alerta, na Record TV.
Leia também: Jornal Nacional se cala, mais uma vez, em respeito às vítimas da covid-19 no Brasil
Filho de peixe peixinho ………