Confira o resumo da semana da novela das nove Coração de Estudante, que vai ao ar de segunda a sábado no Canal Viva. A trama de Emanuel Jacobina foi exibida na TV Globo pela primeira vez entre fevereiro e setembro de 2002, na faixa das 18h. A novela teve direção-geral de Ricardo Waddington e Rogério Gomes, sendo estrelada por Fábio Assunção, Adriana Esteves, Helena Ranaldi e Pedro Malta.
Capítulo 31 | segunda, 12/12
Pati garante que, se Edu não assumir a responsabilidade, Amelinha vai tirar o filho. Rafaela se constrange ao ver Fábio e Rosana se beijando. João fica furioso porque Nélio foi embora sem avisar. Leandro fica perplexo quando Clara avisa que talvez não vá para Paris.
João recebe Edu hostilmente. Amelinha finge surpresa. Mateus implica com Nélio, que se senta no Império. Edu proíbe Amelinha de fazer o aborto, mas ela exige que eles se casem. Edu garante que não há hipótese de casamento. Ela insiste que essa é a única opção e ele pede um tempo. Rafa, que dirige, ajuda Mateus a levar Pati, completamente bêbada, para casa.
Edu reafirma o seu amor por Clara e se prepara para contar o que lhe aconteceu. Pati, Rafa e Mateus sofrem um acidente de carro. Clara e Edu saem correndo para socorrê-los. Doutor Armando diagnostica o estado grave de Pati. Mateus declara que estava dirigindo o carro.
Capítulo 32 | terça, 13/12
Mateus garante ao detetive Alceu que só ele e Pati estavam no carro. Pati é removida para Ouro Preto. Leandro acompanha Clara na ambulância. Rafa acha injusto que Mateus assuma a culpa, mas ele não quer que ela deixe de estudar. O jovem é preso. Esmeralda fica desesperada.
Rafaela promete ajudá-la a provar a inocência de Mateus. Pati tem risco de morte. Eneida assume o caso de Mateus. Lígia, Raul e Clara choram abraçados. Sofia sonha que a irmã está grávida. Mateus se assusta quando Esmeralda fala que Rafa contou tudo sobre o acidente.
Amelinha chega no hospital, verdadeiramente preocupada, mas dá um ultimato em Edu: ou ele conta tudo para Clara ou ela mesma o fará. Pati está fora de perigo e todos comemoram. Nélio se assusta ao saber por Beraldo que Amelinha está grávida. Clara reage fortemente quando Edu conta que Amelinha espera um filho dele.
Capítulo 33 | quarta, 14/12
Clara fica com muita raiva. Nélio decide ficar na cidade. Leandro cobra de Eneida o fato dela defender Mateus. Pati está na UTI com compressão na medula e os médicos temem as sequelas. Baú e toda a turma vão ao hospital. Raul, furioso, acusa Mateus, que vai com a mãe ao hospital. Rafaela sofre.
João revela para Lineu Inácio que pretende construir uma hidrelétrica em Nova Aliança. Ronaldo pressiona Leandro, que garante não ter lido ainda todo o diário. Baú se sente culpado. Fábio consola Rafaela. Amelinha ameaça contar a novidade para Lipe, mas Edu impede. Mateus banca o forte para Esmeralda, que tenta confortá-lo. Clara pede que o pai não prejulgue Mateus.
Lígia se desespera ao saber que Pati teve um comprometimento dos membros inferiores. Clara abraça os pais e garante que eles farão tudo para que Pati se recupere. Rafaela quer saber porque Mateus assumiu a culpa. Pati acorda e estranha não sentir as pernas. Nélio pressiona Amelinha para saber da gravidez. Clara questiona: como Edu pode ter certeza que Amelinha está mesmo grávida de um filho dele?
Capítulos 34 | quinta, 15/12
Edu acha que é impossível que Amelinha esteja mentindo. Clara fica insegura ao saber que Edu está sendo ameaçado. Amelinha garante a Nélio que, se estivesse grávida dele, abortaria. Edu conta que tem um mês de prazo para decidir e Clara fica muito angustiada. Mateus garante à Rafa que não tem muito a perder, enquanto ela teria que abrir mão de todos os seus planos.
João encontra Nélio em suas terras e acusa-o de ingrato. Edu insiste em ir ao médico com Amelinha. João oferece ajuda para Esmeralda contratar um bom advogado, mas ela recusa. Armando cumprimenta Edu ao entregar o teste positivo de gravidez para Amelinha. Pati perdeu o movimento dos membros inferiores, mas a lesão pode não ser irreversível. Clara faz questão de conversar com a irmã.
Pati chora muito ao saber do diagnóstico. Carlos, Cardosinho e Baú partem para a briga com Mateus, mas Rafaela se coloca no meio. Nélio aparta os brigões. Rafaela quase se entrega, mas Mateus não deixa. Edu tenta convencer Clara que não se casará com Amelinha, mas ficará perto do filho. João se assusta ao saber que vai ser avô. Clara se abre com Leandro que retorna ao assunto da viagem à França.
Capítulos 35 | sexta, 16/12
Clara afirma que não abre mão da sua relação com Edu. Leandro garante que continuará dando-lhe apoio. João esbraveja com Amelinha. Nélio pede que Esmeralda dê-lhe um emprego no bar em troca de comida e lugar para dormir. João ameaça Edu de morte se ele não se casar com Amelinha.
Edu retruca que é Amelinha quem está pensando em não assumir o filho. Lipe acha estranho quando Edu fala da gravidez. Mariana procura Naná, decidida a reencontrar o filho. Amelinha começa a espalhar que está esperando neném. Mateus foi indiciado, será processado e conversa com Eneida.
Lígia e Raul se chocam quando Amelinha conta que está esperando um filho e que vai se casar com Edu. Nélio ouve Clara comentar com Esmeralda sobre o filho de Amelinha e Edu. Amelinha não sabe o que responder quando João pergunta porque Edu disse que ela não quer assumir a criança. Edu encontra uma solução e propõe para Clara: Amelinha tem o filho e os dois criam.
Capítulos 36 | sábado, 17/12
Clara deixa claro que eles jamais teriam paz criando um filho de Amelinha. Edu propõe que eles se mudem para a França. João garante que vai fazer Edu se casar com ela. Lipe fica emburrado porque o pai arrumou um irmão sem consultá-lo.
Nélio insiste em conversar com Amelinha, mas ela nega. Eneida estranha que Mateus caia em tantas contradições. Edu avisa a Raul e Lígia que vai assumir o filho, mas não vai se casar com Amelinha. Sofia é solidária com Lipe que sofre de saudades de Mariana. Lígia tenta consolar Pati, que está muito revoltada.
João se choca quando Edu confirma que Amelinha está ameaçando tirar a criança. Carlos estranha o desespero de Rafaela. Amelinha jura para o pai que foi só uma mentirinha e João a ameaça, caso ela pense em fazer um aborto. Leandro se interessa ao saber que Clara se preocupa com a possível volta da ex-mulher de Edu.
Amelinha não aceita a proposta que Edu lhe faz de criar a criança junto com Clara. Pati se recusa a ver Baú e Mateus. Nélio encurrala Amelinha e exige que ela converse com ele sobre a gravidez. Baú esmurra Mateus. Leandro passa uma ligação para Edu: é Mariana.