A escolha do novo Papa ainda não foi concluída no Conclave. Nesta quinta-feira (08), uma nova fumaça preta surgiu na chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, pouco antes das 07h (horário de Brasília), sinalizando que as duas primeiras votações do dia terminaram sem consenso entre os cardeais eleitores.
O processo para eleger o sucessor do Papa Francisco prossegue nesta tarde, quando os 133 cardeais se reúnem novamente para mais dois escrutínios. Se um nome alcançar os dois terços dos votos (equivalente a 89 votos), será emitida a aguardada fumaça branca por volta das 12h30 (horário de Brasília). Caso isso não ocorra, haverá uma segunda votação no período da tarde, com nova liberação de fumaça prevista para 14h.
Enquanto o novo pontífice não é escolhido, a expectativa cresce entre os católicos. Na manhã desta quinta (08), cerca de 10 mil fiéis acompanharam atentos cada sinal vindo da chaminé, reunidos na tradicional Praça de São Pedro.
No dia anterior, quarta-feira (07), o Conclave teve início com atraso na emissão da fumaça preta. Ela só apareceu cerca de duas horas depois da última votação do dia.