Em comunicado oficial, divulgado no seu site, a CNN Brasil anunciou a suspensão do debate entre os candidatos à Presidência da República, previsto para ocorrer no dia 06 de agosto. De acordo com o canal, a decisão foi tomada porque as campanhas dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), líderes nas pesquisas, não confirmaram as presenças de ambos. O fato, no entanto, acabou irritando Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado nas intenções de voto dos eleitores.
“Sem os dois candidatos que estão à frente nas pesquisas realizadas por institutos de opinião, o encontro não refletiria o atual cenário da corrida presidencial”, diz um trecho da nota da emissora, que ainda complementa: “A CNN reforça seu interesse em estimular o amplo debate entre os postulantes à presidência e considera fundamental que eles se comprometam com o comparecimento para prestar informações aos eleitores tendo como objetivo único o fortalecimento da democracia brasileira”.
A emissora também afirmou que estuda a possibilidade de formação de pool com veículos de comunicação de credibilidade para que o evento seja realizado, com a participação de todos os candidatos. “A CNN analisa a possibilidade de formar um pool com veículos de comunicação de credibilidade para que o evento seja realizado. As premissas para a definição deste formato são o compromisso de todos os veículos com o sistema democrático e com a total imparcialidade diante do cenário político polarizado”, destacou.
Ciro Gomes rebate a emissora
Nas suas redes sociais, Ciro Gomes (PDT) se mostrou inconformado com a decisão do canal e rebateu: “Para mim será uma grande decepção se a @CNNBrasil, que nasceu com o propósito de ser plural, deixar o seu público sem um debate”, escreveu ele, que em seguida mandou indireta para os concorrentes. “A democracia corre mais riscos e sofre mais danos com o silêncio da mordaça do que com os latidos de cão desdentado, como os de Bolsonaro, no seu show patético no Maracanãzinho”, completou.
Além do debate da CNN Brasil, Lula (PT) e Bolsonaro (PL) também se negaram a participar das sabatinas do Grupo Globo, seja no podcast O Assunto, de Renata Lo Prete, ou na Central das Eleições, apresentada por Natuza Nery na GloboNews.
Leia também: Sabina Simonato se emociona na TV Globo com reportagem sobre a fome no Brasil