Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta segunda-feira (12) da sabatina da CNN Brasil, que vem entrevistando os principais candidatos à Presidência da República. Além apontar soluções para a crise no país, ele fez críticas à relação do governo de Jair Bolsonaro (PL) com o agronegócio e o tráfico de armas.
Desde que eu comecei a fazer política eu nunca tinha visto e nunca assisti um comportamento tão incivilizado como eu tô vendo agora. Você não vai querer presidir um país pra tentar instigar a confusão. Esse país precisa de paz para crescer e melhorar. É o comportamento do presidente que que dita a regra do jogo na sociedade. O atual presidente vive disso, de provocar, instigar, de desrespeitar. Vamos ganhar as eleições para garantir a família brasileira que ela vai voltar a ter paz.
Lula
Na pauta de agronegócio, Lula explicou: “Nunca o agronegócio teve tanto financiamento quanto no governo do PT. Eles sabem que em 2008 nós fizemos uma medida provisória, chamada 432, que renegociou as dívidas deles, praticamente 75 bilhões de dólares. O problema deles com o atual presidente é que les que eles sabem quantas viagens nós fizemos levando eles pra tentar melhorar a exportação. O problema deles conosco é que eles sabem que não terá desmatamento na Amazonia”.
Bolsonaro e agronegócio
À Waack, o petista disse que “Bolsonaro resolveu dizer pra eles [agronegócio] que ia acabar com invasão de terra e o que acabou com essa invasão foi o fato que os “Sem Terra” estão produzindo, criando muitas cooperativas. Você tem uma parte do agronegócio que vota no PT e que não vota também. Você tem pequeno produtor que vota e que não vota. A agricultura é imprescindível para o Brasil. O agronegócio é muito importante a muito tempo. Deus queira que o Brasil produza tanto pra desbancar os Estados Unidos, mas tudo isso é possível sem invadir nenhum bioma“.
Economia
“A gente devia pro FMI e a inflação e desemprego estava 12%. Tínhamos uma dívida pública de 60.5% e diminuímos para 37, pagou a dívida e fizemos uma reserva, aumentamos o salário mínimo e nós criamos um protagonismo internacional. Tem 3 ingredientes para melhorar o Brasil: tem que ter credibilidade, estabilidade e não anunciar mágica na economia. Temos uma crise mundial, o Brasil cresce muito pouco, mas é um problema que eu quero resolver”, disse o candidato do PT.
Sobre a ajuda emergencial que garantiu em sua campanha, Lula respondeu: “Nós vamos fazer um investimento gerando emprego. As pessoas não querem viver de benefício do governo o tempo inteiro, querem trabalhar e levar sua comida pra casa. Eu sei que a gente só pode fazer as coisas com a economia funcionando bem e se eu gastar menos que eu recebo”, disse o candidato.
É importante que as pessoas saibam que a gente vai governar para todos, mas os mais necessitados terão nossa preferência no tratamento. Quem não quiser respeitar, a lei existe pra puni-los. Por isso nós temos que combater vários setores, inclusive o de tráfico de armas. O tráfico de armas não tem como combater mais por que o presidente legalizou. Ele pensa que quem tá comprando arma é o coroinha da igreja, o pastor. E quem tá comprando arma é o crime organizado.
Luiz Inácio Lula da Silva
Leia também: Na CNN Brasil, Lula detona a Lava Jato: “Provei minha inocência e a culpa deles”