Em mais de 70 anos de televisão, as novelas da Globo produziram mais de 200 personagens LGBTQIA+. E em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, o Canal VIVA exibe no próximo dia 26 de junho Orgulho Além da Tela, uma série documental focada nesta representação na teledramaturgia da emissora.
O audiovisual é dividido em 3 episódios, onde o primeiro, “O Início do Orgulho na TV”, retrata o surgimento do primeiro personagem que traz identidade gay na TV, o Rodolfo Augusto, interpretado por Ary Fontoura, na trama Assim na Terra como no Céu, de 1970. Outras produções como O Rebu, O Grito, O Astro e Dancin Day’s também são citadas.
Os dois episódios seguintes referem-se ao aumento desses personagens na dramaturgia e a luta para dar destaque a assuntos tão importantes e presentes na sociedade como o preconceito, discriminação e violência. Nesses episódios têm depoimentos de atores como Marcelo Serrado, Antônio Fagundes e Fernanda Montenegro, e autores como Glória Perez, Manoel Carlos e Aguinaldo Silva.
A série também relembra cenas e personagens marcantes, como o beijo entre Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em “Amor À Vida” e a transição de gênero do Ivan (Carol Duarte) em “A Força do Querer”.
“Orgulho Além da Tela” estreia domingo (26) e será exibido nas próximas duas terças-feiras, a partir das 18h.
Leia também: Saga do corpo de Eva Perón é resgatada em série do Star+