A noite do sábado (6/4) foi uma das mais intensas no SBT, TV Globo e Record em função da estreia do Sabadou com Virginia Fonseca. Além disso, havia um olhar para as estratégias adotadas pelos concorrentes para tirar um pouco do impacto da maior aposta de Daniela Beyruti para sua grade.
Se na Anhanguera os diretores ficaram atentos à evolução dos números durante a exibição do Sabadou, na Record a ação foi esticar a segunda edição do Cidade Alerta. Neste sábado, o Patrulha do Consumidor ficou mais tempo no ar, das 21h às 23h. Com isso, segurou o crescimento de Virgínia Fonseca, que só atingiu a vice liderança quando enfrentou o Super Tela.
Segundo uma fonte da Coluna do Vannucci na Record, tudo indica que a emissora reforçará a segunda edição do Cidade Alerta porque já mostrou eficiência nessa disputa. Além disso, pontua esse profissional, o público do Patrulha do Consumidor não trocará informação por um conteúdo de variedades e, passado o impacto da estreia de Virgínia Fonseca, haverá uma acomodação natural do telespectador. De qualquer forma, a estratégia de esticar o jornalístico levantou o moral de muita gente na Barra Funda.
Já na Globo, segundo fontes da Coluna do Vannucci, a estreia de Virgínia Fonseca foi acompanhada mais por curiosidade do que por medo de perder audiência. A compreensão é de que o público do Altas Horas é mais velho e que não buscará um conteúdo que lembra algumas dinâmicas dos podcasts da internet. Ou seja, o cenário do sábado não mudará drasticamente.
Afinal, quem ficou na vice-liderança na noite do sábado?
Nesta segunda-feira (8/4), diretores da Record e do SBT comemoram a vice-liderança na noite do sábado. Exibido das 21h às 23h, o Cidade Alerta fechou com 4,6 pontos, o equivalente a 8,1% de share. Nesta faixa, a TV Globo marcou 22,8 pontos e o SBT ficou com 3,6 pontos.
O Sabadou com Virginia Fonseca foi exibido das 22h26 à 00h10. Na sua faixa, garantiu a vice-liderança com 4,0 pontos, o equivalente a 8,3% do público do horário. Por este corte, a Record tem 3,2 pontos. A virada de Virgínia Fonseca começou às 22h48 com o quadro Maga Margara.
Exibido das 23h à 0h50, o Altas Horas marcou 12,5 pontos, o que corresponde a 29,3% de share. É um índice ligeiramente inferior ao de semanas anteriores, mas que coloca o programa próximo ao patamar ideal para esse horário, que é 30% de share.
Longe dos holofotes da estreia do Sabadou, programas exibidos mais cedo não registraram nenhum impacto em repercussão ou em audiência. O Esquadrão da Moda, que tem a missão de entregar para Virgínia Fonseca, fechou com 3,1 de média. Já o Programa do João seguiu com 1,5 pontos, o que equivale a 2,6% do público de seu horário.
Torcida para uma disputa acirrada
A estreia de Virgínia Fonseca no SBT pode ressuscitar uma disputa maior que há houve nas noites do sábado. TV Globo, Record e SBT já apostaram em programas de variedades para essa faixa, mas acabaram se acomodando com realities, filmes e reprises de novelas. Legendários, Sabrina Sato, Sabadão são alguns exemplos.
Nos bastidores das emissoras de TV é muito comum ouvir que a noite do sábado foi largada pelos diretores, uma vez que programas não rendiam muito. Na TV Globo não se enxerga uma vontade dos concorrentes, mas a ordem é para que isso não leve ao comodismo. Ou seja, Serginho Groisman precisa sempre trazer algo novo ou repaginado.
O fato é que ao esticar o Cidade Alerta para diminuir o impacto da estreia do Sabadou, a Record deu um gostinho daquela época em que as TVs brigavam entre si pelos melhores programas e quem ganhava era o telespectador. Confesso que torço para ter uma boa disputa aos sábados à noite porque somente assim haverá investimentos.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.