Por volta das 17h12 desta quinta-feira (03), o Grupo Bandeirantes de comunicação exibiu pela primeira vez na história da TV brasileira, um link ao vivo através utilizando o sinal 5G. A transmissão foi no programa Tech & Startups, do canal AgroMais em simultâneo com a BandNews TV e contou com o experiente repórter Márcio Campos.
Diretamente de uma fazenda localizada em Rio Verde, a 230km de Goiânia, no interior de Goiás, o repórter lembrou de outro momento igualmente marcante para sua carreira: “Eu me lembrei da primeira vez que entrei ao vivo no rádio, aos meus 17 anos quando comecei minha carreira como repórter, e a minha entrada ao vivo foi através de um aparelho do tamanho de um tijolo mais ou menos”, disse ele ao mostrar o novo equipamento que foi utilizado para a transmissão.
Para que o link fosse possível, a Band contou com a parceria da Huawei e da Claro, que utilizaram uma antena 5G, instalada na fazenda com autorização do governo para testes no período de um ano.
Com um link sem quedas por quase 18 minutos, a emissora surpreendeu com as belíssimas imagens em Alta Definição, sem travamentos, mesmo com movimentos rápidos da câmera. O diretor de Marketing da Huawei explicou como isso é possível.
“Estamos utilizando uma tecnologia disruptiva, que é o 5G. A transmissão de dados de alta largura de banda, com baixa latência para fazer esse modelo para a industria de radiodifusão. Ao invés de usar esse caminhões, o que é possível fazer? Através de um aparelho pequeno, como você mesmo mostrou, toda a transmissão vai para a internet, justamente as imagens que são enviadas em alta definição pelo 5G, ele tem a capacidade de suportar. E também por ter uma baixa latência, faz com que a imagem chegue mais rápido e a emissora consegue ter um sinal muito bom e em tempo real“, disse ele.
Durante a transmissão ainda foi possível notar o grande atraso, conhecido como delay, mas isso aconteceu porque o retorno utilizado pelo repórter Márcio Campos não era 5G, mas 4G. Apenas a transmissão das imagens utilizou a nova tecnologia.
Assista ao vídeo:
Leia também: DirecTV Go lança IPTV no Brasil, mas frustra logo na assinatura