O Banco Central do Brasil informou na última terça-feira (30), que autorizou a implementação de pagamentos pelo mensageiro WhatsApp. A função anunciada no ano passado faz parte do plano de negócios do Facebook.
Com a autorização, o aplicativo de mensagens mais popular do país, poderá ser usado para realizar pagamentos entre os usuários que são pessoas físicas ou empresas, entretanto, a funcionalidade ainda não está disponível.
Enquanto a novidade não é liberada, a informação divulgada pelo Banco Central é que a aprovação, por enquanto, valerá para transações que envolvam as empresas Visa e Mastercard no Brasil.
“Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil”, diz nota do WhatApp ao Infomoney.
Pagamentos no WhatsApp
O site do WhatsApp já possui uma aba dedicada ao serviço com instruções para os usuários sobre a nova função do mensageiro, porém, alerta que ainda não é possível usar a função.
Segundo o site, será possível utilizar cartões de débito, de crédito ou cartões múltiplos (crédito e débito) emitidos pelos seguintes bancos e bandeiras participantes:
- Banco do Brasil (Visa)
- Nubank (Mastercard)
- Sicredi (Mastercard e Visa)
- Woop, a conta digital da Sicredi (Visa)
Leia também: William Bonner e outros profissionais da Globo são autuados pela Receita Federal